Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27717
Autoria: Costa, João Filipe Loureiro da
Orientação: Pereira, Leandro
Data: 20-Dez-2022
Título próprio: Strategic problem solving adoption and its impact in companies’ success
Referência bibliográfica: Costa, J. F. L. da (2022). Strategic problem solving adoption and its impact in companies’ success [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27717
Palavras-chave: Strategy
Resolução de problemas -- Problem solving
Decision-making
Complex problems
Estratégias
Processo de decisão -- Decision process
Problemas complexos
Resumo: Today’s world is characterized by a fast paced, constantly evolving environment, presenting companies and business managers with more complex, uncertain and urgent challenges than ever before. In order to remain relevant, companies need to be alert, permanently identifying and addressing potential threats and opportunities. Permanent transformation plays a determinant role for companies who strive and are successful. However, more than just solutions definition or decision-making processes, it is of the utmost importance to understand how companies identify, analyze, prioritize and overcome these challenges. Due to its nature, strategic problems often entail a much higher risk than recurrent or at least known problems, thus becoming critical to analyze how business managers approach such problems. For that matter, building on prior research of complex problem solving, this study allowed to identify the type of approaches adopted to address strategic problems and the factors that have a greater influence in the approach application.
O mundo de hoje é caracterizado por um contexto dinâmico, em constante evolução, apresentando desafios cada vez mais complexos, incertos e urgentes às empresas. Por forma a permanecerem relevantes, as empresas necessitam de estar permanentemente alerta, identificando e endereçando potenciais ameaças e oportunidades. A transformação permanente tem um papel determinante nas empresas que vingam e atingem o sucesso. Não obstante, mais do que processos de definição de soluções e tomada de decisão, é fundamental perceber como é que as empresas identificam, analisam, priorizam e superam estes desafios. Tipicamente, devido à sua natureza, os problemas estratégicos acarretam um risco muito superior do que problemas recorrentes ou pelo menos conhecidos, tornando-se assim crítico analisar de que forma os gestores de negócio abordam tais problemas. Deste modo, partindo de uma base de pesquisa prévia, efetuada no âmbito da resolução de problemas complexos, este estudo permitiu identificar que tipos de abordagem são adotadas no sentido de endereçar problemas estratégicos e que fatores que têm uma maior influência na aplicação dessa mesma abordagem.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_loureiro_costa.pdf
  Restricted Access
835,9 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.