Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2768
Author(s): Costa, Carlos Albino Isaac
Advisor: Rodrigues, José Azevedo
Date: 26-Jul-2011
Title: Modelo de gestão para micro e pequenas empresas
Reference: COSTA, Carlos Albino Isaac - Modelo de gestão para micro e pequenas empresas [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2768>.
Keywords: Micro e pequenas empresas
Empreendedorismo
Estratégia
Avaliação de performance
Modelos de gestão
Micro and Small Business
Entrepreneurship
Strategy
Performance evaluation
Management models
Abstract: As Micro e Pequenas Empresas (MPE`s) portuguesas, que representam a generalidade do tecido empresarial nacional, apresentam algumas características particulares que poderão comprometer o seu desempenho, competitividade e sustentabilidade. Os recursos financeiros, humanos e tecnológicos são escassos e, existe uma elevada dependência do grau de liderança e empreendedorismo dos seus responsáveis. A falta de conhecimento das melhores práticas de gestão por parte destes, tem colocado em causa a continuidade das mesmas, tornando o tecido empresarial português frágil e vulnerável. Partindo desta problemática, o presente trabalho tem como objectivo propor um modelo de gestão para MPE`s, que possa contribuir para melhoria da gestão destas empresas e, para o sucesso do empreendedorismo em Portugal. O enquadramento estratégico foi desenvolvido com o objectivo de proporcionar um maior conhecimento sobre o universo das MPE`s e do empreendedorismo em Portugal, assim como, da importância da aplicação nestas empresas dos instrumentos de análise estratégica e de monitorização e gestão da performance, que possam ajudar os seus responsáveis a gerir melhor o quotidiano das suas empresas rumo ao futuro. O modelo proposto, assenta nas componentes de análise estratégica, monitorização e gestão da performance e, na criação de um sistema integrado de avaliação de desempenho e de bonificações dos colaboradores, que irá ser a base do alinhamento dos mesmos com os objectivos da empresa, promovendo o foco na criação de valor.
The Micro and Small Businesses (MSB) in Portugal, which represent the majority of national business, have some particular characteristics that may compromise their performance, competitiveness and sustainability. The financial, human and technological resources are scarce and there is a high dependence on the degree of leadership and entrepreneurship of the managers. Their lack of knowledge of best management practices, has arise doubts on the continuity of these practices, making the Portuguese business frail and vulnerable. On this issue, this dissertation aims to propose a management model for the MSB`s that can contribute to improve the management of these companies and to the entrepreneurship success in Portugal. The strategic framework was developed with the aim of providing greater insight into the universe of the MSB, as well as of the entrepreneurship in Portugal, as well as the importance of implementing these companies the tools of strategic analysis and monitoring and performance management, which can help their managers to better govern their business into the future. The proposed model is based on strategic analysis components, performance monitoring and management, and in creating an integrated system of performance appraisal and bonuses for employees, which will be the basis of the their alignment with business goals, focusing on value creation.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Mestrado_Carlos_Costa.pdf593,7 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.