Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2767
Author(s): Teixeira, António Manuel Marques
Advisor: Ramos, Tânia Rodrigues Pereira
Date: 26-Jul-2011
Title: Plano de negócio: Feiras e negócios: O portal das feiras
Reference: Teixeira, A. M. M. (2010). Plano de negócio: Feiras e negócios: O portal das feiras [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2767
Keywords: Feiras
Gestão
Comunicação -- Communication
Publicidade -- Publicity
Fairs
Management
Advertising
Abstract: Este trabalho procura identificar e dinamizar o nicho de mercado das Feiras e Eventos, ao qual tem sido dada pouca atenção. Este sector, na sua forma mais lata, envolve um alargado conjunto de organizações, empresariais e não só, tais como, os grandes Salões de Exposição, as Associações Empresariais, as Câmaras Municipais, os Expositores e os fornecedores de produtos e serviços de apoio. Contudo, este alargado número de intervenientes vive numa realidade fragmentada, em que a não existência de um meio que permita observar, de forma integrada, a sua totalidade, faz parecer reduzida a sua dimensão. A comunicação, e a sua vertente mais comum, a publicidade, são um aspecto chave para o desenvolvimento de qualquer negócio. Neste nicho existe uma nítida fragmentação do ponto de vista comunicacional. Cada interveniente assume uma posição individual na sua acção com o exterior, perdendo-se dessa forma o potencial do conjunto. Este projecto pretende dinamizar este sector dando-lhe uma visibilidade integrada. É nessa totalidade que este nicho ganha representatividade e importância. O objectivo deste trabalho consiste em desenvolver um plano de negócios para a criação de uma plataforma de promoção e divulgação das Feiras e Eventos, sendo a Internet o meio de comunicação escolhido face ao grande potencial comunicativo que tem. Esta plataforma não se limitará ao anúncio do calendário dos diferentes certames, mas pretende também criar um conjunto de soluções no âmbito da comunicação para os vários intervenientes deste sector.
This work tries to identify and bring dynamics to the market niche of events and expositions, which have been receiving little attention. This sector, in its basic form, involves a wide set of enterprises and, organizations such as exposition rooms exposition halls, company associations, city councils, expositors and suppliers of backup products and services. However, this wide spread of players live in a fragmented reality in which the non existence of a way to look at them in an integrated way, makes them look small. Communication, and its most common form, the advertising, are key aspects of development of any business. In this market niche exists a clear fragmentation on the communication point of view. Each player assumes an individual position in its actions with the outside, losing itself the potential of the set. The goal of this work is to develop a business plan for a creation of a platform which promotes and advertises events and expositions, where the internet is the chosen mean because of the great potential of communication it has. This platform will not only inform the schedule of the different events, but also intends to create a set of solutions in terms of communication for all players who act in this area.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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