Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27661
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinho, F.-
dc.contributor.authorMateus, S.-
dc.contributor.authorAmaral, P.-
dc.contributor.editorPalhares, J. A., and Afonso, A. J.-
dc.date.accessioned2023-02-01T10:32:23Z-
dc.date.available2023-02-01T10:32:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPinho, F., Mateus, S., & Amaral, P. (2022). Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos. In J. A Palhares, & A. J. Afonso (Coords.), III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea (pp. 332-337). Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd). https://hdl.handle.net/1822/76457-
dc.identifier.isbn978-989-8525-70-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27661-
dc.description.abstractNeste texto irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As entrevistas e grupos focais foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar.por
dc.language.isopor-
dc.publisherDepartamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd)-
dc.relation.ispartofIII Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAbandono precocepor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.titleNarrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processospor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleIII Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationBragapor
dc.event.date2018-
dc.pagination332 - 337-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2023-02-01T10:31:50Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-93255-
Aparece nas coleções:CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
conferenceobject_93255.pdf275,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.