Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27619
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLourenço, V. P.-
dc.contributor.authorPérez-Nebra, A. R.-
dc.contributor.authorFerreira, A. I.-
dc.contributor.authorKohlsdorf, M.-
dc.date.accessioned2023-01-30T16:42:11Z-
dc.date.available2023-01-30T16:42:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLourenço, V. P., Pérez-Nebra, A. R., Ferreira, A. I., & Kohlsdorf, M. (2020). Relação entre presenteísmo, síndrome de burnout e liderança ética em organizações escolares. Fractal: Revista de Psicologia, 32, 218-226. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40568-
dc.identifier.issn1984-0292-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27619-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi descrever variáveis preditoras de presenteísmo no contexto escolar, especificamente o burnout e a liderança. Utilizaram-se questionários como instrumento de coleta de dados. Responderam aos questionários 366 professores vinculados à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Eles trabalhavam em diferentes escolas de várias regiões do Distrito Federal. Foram testadas relações lineares e com interação. Os resultados obtidos mostraram que a exaustão emocional e a liderança ética estão relacionadas à concentração no trabalho. Contudo, não se relacionam com a perda de capacidade para completar o trabalho. Neste último, a liderança aparece como uma importante variável moderadora. Os altos níveis de exaustão emocional tendem a convergir negativamente em avaliações de liderança e presenteísmo. Este estudo contribui para a compreensão da relação entre bem-estar e produtividade e suas variáveis moderadoras, assim como aponta que a exaustão emocional no trabalho influencia a avaliação do professor.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPresenteísmopor
dc.subjectSíndrome de burnoutpor
dc.subjectLiderança éticapor
dc.titleRelação entre presenteísmo, síndrome de burnout e liderança ética em organizações escolarespor
dc.title.alternativeThe relation between presenteism, burnout syndrome and ethic leadership in scholar’s organizationsen
dc.typearticle-
dc.pagination218 - 226-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume32-
dc.date.updated2023-01-30T16:41:27Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40568-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-88746-
iscte.journalFractal: Revista de Psicologia-
Aparece nas coleções:BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_88746.pdf1,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.