Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27609
Autoria: Pereira, J.
Taborda, L.
Pratas, S.
Data: 1-Jan-2021
Título próprio: Impacto da pandemia da COVID-19 nas associações de cultura, recreio e desporto: Os casos de Portugal e Brasil
Título da revista: Análise Associativa
Número: 8
Paginação: 160 - 185
Referência bibliográfica: Pereira, J., Taborda, L., & Pratas, S. (2021). Impacto da pandemia da COVID-19 nas associações de cultura, recreio e desporto: Os casos de Portugal e Brasil. Análise Associativa, (8), 160-185.
ISSN: 2183-413X
Resumo: As nações portuguesa e brasileira compartilham, historicamente, importantes simetrias. Estes enlaces históricos são salutares para compreendermos semelhanças que ainda se reproduzem em tempos atuais, como é o caso do contexto associativo. Em casos de países como Brasil e Portugal, o período de transição democrática (marcado pela instituição das Constituições de 1976 em Portugal e 1988 no Brasil) estabeleceu-se enquanto período de grande florescimento de movimentos da sociedade civil, principalmente daquelas associações que já possuíam maior enraizamento no tecido social. No caso das associações de cultura, recreio e desporto, os dados dos institutos nacionais de pesquisa demonstram que estas constituem, nos dois países, um tipo associativo muito expressivo (em número de unidades), sendo ao mesmo tempo dos mais antigos e com maior longevidade.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_83900.pdf398,36 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.