Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27582
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVaz, Maria João-
dc.contributor.advisorMartins, Paulo Miguel-
dc.contributor.authorFevereiro, Bárbara Gomes de Sampaio de Torres-
dc.date.accessioned2023-01-28T15:46:59Z-
dc.date.available2023-01-28T15:46:59Z-
dc.date.issued2022-12-17-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationFevereiro, B. G. de S. de T. (2022). Ciclo de vida e sucesso de um filme na UCI Cinemas (Lisboa) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27582por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27582-
dc.description.abstractQuais são os ingredientes para o sucesso de um filme? O que é, afinal, este sucesso? Para o compreender, investiguei quais os fatores intrínsecos e extrínsecos a um filme que viabilizam a sua popularização e motivam o seu sucesso, realizando um estudo de caso sobre a UCI Cinemas El Corte Inglês, em Lisboa. Comparei os filmes mais vistos neste cinema multiplex aos mais vistos em Portugal, segundo aqueles fatores, procurando delinear a programação e público deste cinema face ao contexto nacional. Justapus esta análise ao posicionamento do cinema (a oferta, manifestada no seu responsável) sobre as questões suprarreferidas, descortinando os aspetos mais relevantes da programação da UCI, ao mesmo tempo contrastando-o com o posicionamento do público de cinema (a procura, espectadores de filmes em sala de cinema), acerca das mesmas questões, discernindo os seus padrões de consumo de filmes em sala. A performance dos filmes portugueses foi traçada no período definido, enquanto se desenhavam as ameaças às salas de cinema: as plataformas de streaming e a pandemia global provocada pela COVID-19.por
dc.description.abstractWhat are the ingredients towards a film’s success? What is, after all, this success? To understand this, I investigated which intrinsic and extrinsic factors to a film make its popularization possible and motivate its success, conducting a case study on UCI Cinemas El Corte Ingles, in Lisbon. I compared the most viewed films in this multiplex cinema to the most viewed in Portugal, according to those factors, trying to delineate the programming and audience of this cinema in relation to the national context. I juxtaposed this analysis to the cinema's perspective (the offer, manifested in its manager) on the above-mentioned issues, unveiling the most relevant aspects of UCI's programming, at the same time contrasting it with the cinema audience's perspective (the demand, spectators in the cinema), on the same issues, discerning their consumption patterns of movies in the cinema. The performance of portuguese films was traced in the defined period, while threats to cinemas were being drawn: streaming platforms and the global pandemic provoked by COVID-19.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSucessopor
dc.subjectFilmepor
dc.subjectUCI Cinemaspor
dc.subjectPúblico de cinemapor
dc.subjectProgramação -- Programmingpor
dc.subjectSuccesspor
dc.subjectFilmpor
dc.subjectFilm audiencepor
dc.titleCiclo de vida e sucesso de um filme na UCI Cinemas (Lisboa)por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203181948por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos e Gestão da Culturapor
iscte.subject.odsProteger a vida terrestre-
iscte.subject.odsÁgua potável e saneamento-
iscte.subject.odsEducação de qualidade-
thesis.degree.departmentDepartamento de Históriapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_barbara_torres_fevereiro.pdf1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.