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http://hdl.handle.net/10071/27581
Autoria: | Favro, Silvia |
Orientação: | Jerónimo, Carlos Miguel Correia Hernandez |
Data: | 20-Dez-2022 |
Título próprio: | Smart city concept business model: A case study of Peniche city |
Referência bibliográfica: | Favro, S. (2022). Smart city concept business model: A case study of Peniche city [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27581 |
Palavras-chave: | Smart tourism TIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technology Smart Cities Business model Business model Canvas |
Resumo: | The current literatures are underlining a gap concerning a business model for smart city. With the
development of new technology and of the structure of the city is important for businesses to re-define
their business model in order to be competitive in the market and to keep up with the evolution. The
main objective of this research is to analyze if the true concept of smart tourism is well known, to
revise the conception of smart city and its level of maturity in the literature and collect directions for
a business model proposal for smart cities using Peniche City as a case. In order to accomplish these
objectives, information from the literature review are taking in consideration and an in-depth
interview was conducted with 16 participants related to Peniche as tourists or entrepreneurs. The
interview’s goal aims to gather ideas for the nine blocks of the Business Model Canvas in order to
propose a model for the city of Peniche. Overall, the results showed that the topic is not well known
from the participants and that the model obtain with their information can be a starting point for
further study to implement the business model for smart city in Peniche. As literaturas atuais destacam uma lacuna em relação a um Business Model para Smart City. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e da estrutura da cidade é importante que as empresas redefinam o seu Business Model para serem competitivas no mercado e acompanhar a evolução. O principal objetivo desta dissertação é analisar se o verdadeiro conceito de Smart Tourism é bem conhecido, rever o significado de Smart City e o nível de maturidade na literatura e recolher direções para uma proposta de Business Model para Smart City utilizando a cidade de Peniche como caso. Para atingir estes objetivos, foram tidas em consideração informações provenientes da revisão da literatura e foi realizada uma entrevista em profundidade a 16 participantes relacionados com Peniche como turistas ou empresários. O objetivo da entrevista visa reunir ideias para os nove blocos do Business Model Canvas de forma a propor um modelo para a cidade de Peniche. Globalmente, os resultados mostraram que o tema é pouco conhecido pelos participantes e que o modelo obtido com a sua informação pode ser um ponto de partida para um estudo mais aprofundado para implementar o Business Model Canvas para Smart City em Peniche. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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