Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27579
Author(s): Teixeira, Mere Elen Keler
Advisor: Aguiar, Cecília
Date: 20-Dec-2022
Title: As perceções dos profissionais de intervenção precoce na infância acerca das práticas atuais e das práticas ideais no trabalho com as famílias
Reference: Teixeira, M. E. K. (2022). As perceções dos profissionais de intervenção precoce na infância acerca das práticas atuais e das práticas ideais no trabalho com as famílias [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27579
Keywords: Intervenção precoce
Abordagem centrada na família
Trabalho em equipe transdisciplinar
Early intervention
Family-centered approach
Transdisciplinary teamwork
Abstract: Este trabalho buscou analisar a trajetória teórica e conceptual das práticas da Intervenção Precoce na Infância ao longo das últimas décadas destacando suas mudanças paradigmáticas, inicialmente centradas na criança, até às práticas recomendadas centradas na família, com uma intervenção centrada nos contextos naturais e no trabalho transdisciplinar. Considerando a importância da intervenção precoce pretende-se, como objetivo global, compreender as perceções dos profissionais relativamente às práticas atuais e as práticas consideradas ideais, assim como as suas perceções sobre as ações e os recursos necessários as práticas ideais. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, utilizando um guião para a condução, através da análise temática dos dados. Participaram no estudo profissionais de uma equipa de intervenção a nível local, localizada numa área urbana do distrito de Lisboa, num total de 10 participantes. De acordo com os resultados, surgiram três temas principais a serem analisados: As consequências da falta de profissionais; ultrapassar os principais desafios da equipa; e promover o desenvolvimento de uma equipa eficaz. Verifica-se nos resultados obtidos, que a falta de profissionais impacta profundamente as práticas atuais das participantes. Sobre as ações e os recursos necessários para atingir as práticas ideais, surgem temas sobre criar uma equipa estável e disponível, desenvolver práticas de uma equipa transdisciplinar, ouvir como ferramenta e desenvolver boas práticas em IPI. Os resultados suscitam três implicações essenciais: a colocação urgente de profissionais, a criação de formações para as equipas no sentido de padronizar a atuação da equipa dentro das práticas recomendadas e formações para referenciadores e estruturas educativas.
This paper aimed to analyze the theoretical and conceptual trajectory of Early Childhood Intervention practices over the past decades, emphasizing its paradigmatic changes, beginning with practices integrally child-centered until the current recommended practices, family-centered, focusing on natural contexts and children's routines, as well as transdisciplinary work. The purpose of this study was to understand the professional's perceptions regarding current and ideal practices in early childhood intervention, along with their perceptions about the actions and resources needed to ideal practices. In this sense, semi-structured interviews were conducted, based on a thematic analysis of the data. Participated in the study, a local level intervention team, located in an urban area of the Lisbon district, comprising a total of 10 participants. In accordance with the results, three main themes to be discussed emerged: The consequences of the lack of professionals; Overcoming the team's main challenges; and Developing an effective team. As the results show, the lack of professionals profoundly impacts the participant's current working practices. In light of the perceptions about the actions and resources needed to achieve ideal practices, a number of themes emerged that directed actions towards creating a stable and available team, the development of transdisciplinary team practices, the use of listening as a tool and the development of good practices in ECI. The results raise three essential implications: the urgent placement of more professionals, the setting up of formations for the teams in order to standardize the team's performance to meet the recommended practices, and formations for referrers and educational.
Department: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Degree: Mestrado em Psicologia Social da Saúde
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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