Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/27579
Autoria: | Teixeira, Mere Elen Keler |
Orientação: | Aguiar, Cecília |
Data: | 20-Dez-2022 |
Título próprio: | As perceções dos profissionais de intervenção precoce na infância acerca das práticas atuais e das práticas ideais no trabalho com as famílias |
Referência bibliográfica: | Teixeira, M. E. K. (2022). As perceções dos profissionais de intervenção precoce na infância acerca das práticas atuais e das práticas ideais no trabalho com as famílias [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27579 |
Palavras-chave: | Intervenção precoce Abordagem centrada na família Trabalho em equipe transdisciplinar Early intervention Family-centered approach Transdisciplinary teamwork |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar a trajetória teórica e conceptual das práticas da Intervenção
Precoce na Infância ao longo das últimas décadas destacando suas mudanças paradigmáticas,
inicialmente centradas na criança, até às práticas recomendadas centradas na família, com uma
intervenção centrada nos contextos naturais e no trabalho transdisciplinar. Considerando a
importância da intervenção precoce pretende-se, como objetivo global, compreender as
perceções dos profissionais relativamente às práticas atuais e as práticas consideradas ideais,
assim como as suas perceções sobre as ações e os recursos necessários as práticas ideais. Para
tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, utilizando um guião para a condução, através
da análise temática dos dados. Participaram no estudo profissionais de uma equipa de
intervenção a nível local, localizada numa área urbana do distrito de Lisboa, num total de 10
participantes. De acordo com os resultados, surgiram três temas principais a serem analisados:
As consequências da falta de profissionais; ultrapassar os principais desafios da equipa; e
promover o desenvolvimento de uma equipa eficaz. Verifica-se nos resultados obtidos, que a
falta de profissionais impacta profundamente as práticas atuais das participantes. Sobre as ações
e os recursos necessários para atingir as práticas ideais, surgem temas sobre criar uma equipa
estável e disponível, desenvolver práticas de uma equipa transdisciplinar, ouvir como
ferramenta e desenvolver boas práticas em IPI. Os resultados suscitam três implicações
essenciais: a colocação urgente de profissionais, a criação de formações para as equipas no
sentido de padronizar a atuação da equipa dentro das práticas recomendadas e formações para
referenciadores e estruturas educativas. This paper aimed to analyze the theoretical and conceptual trajectory of Early Childhood Intervention practices over the past decades, emphasizing its paradigmatic changes, beginning with practices integrally child-centered until the current recommended practices, family-centered, focusing on natural contexts and children's routines, as well as transdisciplinary work. The purpose of this study was to understand the professional's perceptions regarding current and ideal practices in early childhood intervention, along with their perceptions about the actions and resources needed to ideal practices. In this sense, semi-structured interviews were conducted, based on a thematic analysis of the data. Participated in the study, a local level intervention team, located in an urban area of the Lisbon district, comprising a total of 10 participants. In accordance with the results, three main themes to be discussed emerged: The consequences of the lack of professionals; Overcoming the team's main challenges; and Developing an effective team. As the results show, the lack of professionals profoundly impacts the participant's current working practices. In light of the perceptions about the actions and resources needed to achieve ideal practices, a number of themes emerged that directed actions towards creating a stable and available team, the development of transdisciplinary team practices, the use of listening as a tool and the development of good practices in ECI. The results raise three essential implications: the urgent placement of more professionals, the setting up of formations for the teams in order to standardize the team's performance to meet the recommended practices, and formations for referrers and educational. |
Designação do Departamento: | Departamento de Psicologia Social e das Organizações |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Social da Saúde |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_mere_keler_teixeira.pdf Restricted Access | 700,86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.