Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27571
Autoria: Faustino, Rafael Oliveira Martins
Orientação: Magalhães, Filipe André Touças
Data: 13-Dez-2022
Título próprio: Casa em conflito
Referência bibliográfica: Faustino, R. O. M. (2022). Casa em conflito [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27571
Palavras-chave: Curadoria
Sharp cuts
Ordem
Exceção
Casa
Sistemas
Elementos
Curation
Order
Exception
Home
Systems
Elements
Resumo: O propósito desta investigação nasce do objeto Casa, olhando para este objeto como uma obra de arte e reconhecendo-a como tal. Deste modo, o ensaio é organizado em duas partes. A primeira parte é direcionada à vertente de investigação, com o objetivo de criar um arquivo que contenha não só obras dos ditos suspeitos do costume, nomes como Álvaro Siza e Souto Moura, como também obras de autores desconhecidos, descobertas em contactos com ateliers, arquivos de câmera, ou livros. Partindo deste arquivo, pretende-se que o aluno assuma o papel de curador de uma exposição e que procure explorar Um autor ou tema. Os elementos que rompem a ordem tornaram-se uma obsessão pessoal, Comparando as casas portuguesas com os exemplos dados por Robert Venturi, na obra Complexidade e Contradição em Arquitetura. A segunda parte passa por uma postura prática perante o objeto Casa, em que o intuito é a projeção de uma, relacionada ou não com os temas desenvolvidos na curadoria. Vários terrenos foram analisados, nos quais várias ideias foram desenvolvidas, até incidir sobre o terreno final, no qual continuam a ser exploradas essas mesmas ideias, embora, passadas por um período de discussão e reflexão. Temas como a relação com o lugar, surrealismo, espaço infinito, relação interior-exterior, foram alguns dos conceitos explorados no decorrer do exercício, tendo a Casa final como tema principal o conflito entre sistemas.
The purpose of this research arises from the object Casa, looking at this object as a work of art and recognising it as such. Thus, the essay is organized in two parts. The first part is directed towards research, with the goal of creating an archive that contains not only works by the usual suspects, names like Álvaro Siza and Souto Moura, but also works by unknown authors, discovered in contacts with ateliers, camera archives, or books. Starting from this archive, it is intended that the student assumes the role of curator of an exhibition and seeks to explore an author or theme. The elements that break the order became a personal obsession, comparing the Portuguese houses with the examples given by Robert Venturi, in the work Complexity and Contradiction in Architecture. The second part goes through a practical attitude towards the House object, in which the aim is the projection of one, related or not to the themes developed in the curatorship. Various terrains were analysed, in which various ideas were developed, until focusing on the final terrain, in which those same ideas continue to be explored, Although after a period of discussion and reflection. Themes such as the relation with the place, Surrealism, infinite space, interior-exterior relation, were some of the concepts explored during the exercise, having the final House as main theme the conflict between systems.
Designação do Departamento: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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