Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27570
Autoria: Brito, Mariana Pereira Baptista de Almeida
Orientação: Pinto, Paulo Alexandre Tormenta
Pinto, Pedro da Luz
Data: 12-Dez-2022
Título próprio: Matosinhos: o novo centro cívico e a estação do Senhor de Matosinhos
Referência bibliográfica: Brito, M. P. B. de A. (2022). Matosinhos: o novo centro cívico e a estação do Senhor de Matosinhos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27570
Palavras-chave: Matosinhos
Álvaro Siza
Indústria
Sistema verde
Infraestrutura
Escala
Industry
Green system
Infrastructure
Scale
Resumo: O presente trabalho parte de uma investigação ao território de Matosinhos - Leça da Palmeira, com vista à sua compreensão enquanto cidade que se desenvolveu face ao seu cariz industrial, e à elaboração de uma proposta de intervenção para o futuro. Assim, é delineada uma estratégia geral de intervenção na cidade, com o objetivo de resolver as fragilidades e debilidades do território marcado pelas duas grandes áreas industriais do Porto de Leixões e da Refinaria da Galp. Com vista a resolver a fratura entre as duas margens do rio Leça e a unificar as duas zonas urbanas de Matosinhos e Leça da Palmeira, esta estratégia assenta em três principais fatores: a frente de água e o sistema verde natural – que se veio a perder com a evolução da cidade –, o eixo de mobilidade – com o prolongamento da linha do metro superfície até Leça da Palmeira – e os vazios urbanos presentes na malha urbana que carecem de qualificação. Por fim, desenvolve-se um projeto de arquitetura, inserido no discurso da estratégia de grupo e informado pelos temas abordados na investigação realizada, onde se propõe o desenho de um novo espaço público – na zona do atual término do metro de superfície – que remata a frente do talude do Bairro dos Pescadores: O novo Centro Cívico e a Estação do Senhor de Matosinhos. Desenha-se uma infraestrutura que possa viabilizar vários programas em vez de apenas um fixo, e resolver debilidades, quer à escala da cidade, quer à escala do bairro.
This work is based on a critical investigation of the territory of Matosinhos - Leça da Palmeira, to understand it as a city that has developed due to its industrial nature, and to draw up a project relevant for the future. Thus, a general intervention strategy is outlined with the purpose of solving the fragilities and weaknesses of the territory shaped by two main industrial areas such as the Port of Leixões and the Galp Refinery. In order to resolve the fracture between the two sides of the Leça river and to unify the two urban areas of Matosinhos and Leça da Palmeira, this strategy is based on three main factors: the waterfront and the natural green system – which was gradually destroyed with the evolution of the city –, the mobility axis – with the extension of the surface metropolitan line to Leça da Palmeira – and the urban voids that lack qualification present in the urban areas. Finally, an architectural project is developed, inserted in the group strategy discourse, and informed by the themes addressed in the research conducted. The design of a new public space – at the current terminus of the surface metropolitan – that closes the front of the Bairro dos Pescadores is proposed: the new Civic centre and the Station of Senhor de Matosinhos. An infrastructure that can enable various programs instead of just a fixed one is designed, to try and solve weaknesses at a city scale – with the extension of the metropolitan line – and at a neighbourhood scale – with an elevated square where there are flexible interior spaces in its use for enjoyment of the community.
Designação do Departamento: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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