Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27569
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoro, Sérgio Miguel Carneiro-
dc.contributor.advisorMarques, Catarina Maria Valente Antunes-
dc.contributor.authorMonteiro, Paulo Ricardo de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-01-28T10:50:42Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationMonteiro, P. R. de O. (2022). Virtual reality systems for cultural heritage, museums and art galleries [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27569por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27569-
dc.description.abstractOs objetivos deste estudo relacionam-se através revisão da historiografia até ao cenário atual da Realidade Virtual (RV) em Museus e Galerias de Arte. Relacionando estas novas tecnologias com a forma como devem ser entendidas quanto à sua interatividade, e ambivalência de formas para criar ensinar e produzir uma continuidade na herança cultural da arte em ambientes virtuais. Este a projeto de dissertação será acompanhado desde o início até o surgimento dessas novas tecnologias de ambientes virtuais para o Museus e património cultural. Descrevo em detalhes as estratégias, tecnologias, historiografia e conceitos de Realidade Virtual , em Museus e Galerias de Arte. Este estudo tem como objetivo rever o máximo noWcias publicadas consideradas para uso neste estudo com recurso a metodologias inovadoras de investigação. foi realizado a partir de um método de Machine Learning e News Fetching para busca de noWcias e dispor de um grande número dos conteúdos disponíveis e assuntos publicados em jornais e agências de notícias. O tratamento dos dados é realizado sob um Algoritmo de Processo de Linguagem Natural, uma Técnica de Aprendizagem Automática para medir e avaliar a partir de um algoritmo de modelagem de tópicos. Técnicas de aprendizagem automática possibilitam a análise e o estudo de uma grande diversidade de fontes em simultâneos. Este estudo permite concluir através dos métodos de investigação mencionados que o âmbito da realidade virtual em museus e galerias de artes estão em constante desenvolvimento na aplicação das tecnologias e no futuro desenvolvimento da realidade virtual.por
dc.description.abstractThe aims of this study are related through the primordials to the actual landscape of Virtual Reality (VR) in Museums and Art Galleries. These new technologies must be understood as their interactiveness, supported technologies, and ambivalence of forms to create virtual environments. This study aims to review as much of the published News as considered for use in this innovative investigation methodology. This Study will be conducted from a News fetching method to dispose of most of the available contents and available published subjects in newspapers and news agencies. The data treatment is performed under a Natural Language Process Algorithm, a Machine Learning Technique to measure and evaluate from a topic modelling algorithm. It will also be considered a new resource for textual data analysis in a virtual reality system to visualize the results of topic modelling. From this dissertation work was possible to conclude some important aspects of tVirtual Reality using those described investigation methodologies. In the genre of virtual reality from museums and art galleries, develop and, design the implementation of new technologies and promising the future development of virtual reality. Those applications are wide and comprise great and diverse areas, and support educational projects, as also entertain and create new experiments proposing the fruitions and new storytelling of artists and their artworks. Machine learning techniques it is actually a fundamental tool of research and with that analysis and AI technology enables not only to study a big amount of data and explore unlimited resources of study.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectArte digitalpor
dc.subjectRealidade virtual -- Virtual realitypor
dc.subjectAmbientes imersivospor
dc.subjectMineração de textopor
dc.subjectRealidade virtual para análise textualpor
dc.subjectModelação por tópicospor
dc.subjectDigital artspor
dc.subjectImmersive reality environmentspor
dc.subjectVirtual evironmentspor
dc.subjectVR for textual analysispor
dc.subjectTopic modellingpor
dc.titleVirtual reality systems for cultural heritage, museums and art galleriespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203179846por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapor
dc.date.embargo2025-12-12-
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturas-
iscte.subject.odsEnergias renováveis e acessíveis-
iscte.subject.odsEducação de qualidade-
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_paulo_oliveira_monteiro.pdf
  Restricted Access
9,94 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.