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http://hdl.handle.net/10071/27530
Autoria: | Abrantes, Pedro |
Data: | 2022 |
Título próprio: | Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais? |
Título da revista: | CIDADES, Comunidades e Territórios |
Número: | 45 |
Paginação: | 147–160 |
Referência bibliográfica: | Abrantes, P. (2022). Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?. CIDADES, Comunidades e Territórios, (45), 147–160. https //doi.org/10.15847/cct.27404 |
ISSN: | 2182-3030 |
DOI (Digital Object Identifier): | https //doi.org/10.15847/cct.27404 |
Palavras-chave: | Educação prioritária Escola Comunidade -- Community Desigualdades TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária |
Resumo: | O presente artigo procura contribuir para a compreensão do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e dos seus impactos no combate às desigualdades educativas e sociais, em Portugal, concentrando-se em duas dimensões: o contexto socioeconómico das escolas e a evolução dos padrões de sucesso no ensino básico. A análise de dados oficiais de dois coortes (2013-2016 e 2016-2019) permite observar que a integração no programa TEIP: (1) nem sempre corresponde a indicadores de contexto e de sucesso mais vulneráveis; e (2) não se traduziu numa evolução mais positiva do que a observada para o todo nacional. O artigo discute estes padrões, à luz da bibliografia nacional e internacional, concluindo com a sugestão de algumas implicações para o futuro da política pública e da investigação nesta área. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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