Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27530
Autoria: Abrantes, Pedro
Data: 2022
Título próprio: Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?
Título da revista: CIDADES, Comunidades e Territórios
Número: 45
Paginação: 147–160
Referência bibliográfica: Abrantes, P. (2022). Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?. CIDADES, Comunidades e Territórios, (45), 147–160. https //doi.org/10.15847/cct.27404
ISSN: 2182-3030
DOI (Digital Object Identifier): https //doi.org/10.15847/cct.27404
Palavras-chave: Educação prioritária
Escola
Comunidade -- Community
Desigualdades
TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Resumo: O presente artigo procura contribuir para a compreensão do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e dos seus impactos no combate às desigualdades educativas e sociais, em Portugal, concentrando-se em duas dimensões: o contexto socioeconómico das escolas e a evolução dos padrões de sucesso no ensino básico. A análise de dados oficiais de dois coortes (2013-2016 e 2016-2019) permite observar que a integração no programa TEIP: (1) nem sempre corresponde a indicadores de contexto e de sucesso mais vulneráveis; e (2) não se traduziu numa evolução mais positiva do que a observada para o todo nacional. O artigo discute estes padrões, à luz da bibliografia nacional e internacional, concluindo com a sugestão de algumas implicações para o futuro da política pública e da investigação nesta área.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

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