Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27513
Autoria: Marques, Helena Goulão
Orientação: Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques
Data: 29-Dez-2022
Título próprio: Influenciadores como estratégia do marketing digital: Estudo de caso: Marca Nivea
Referência bibliográfica: Marques, H. G. (2022). Influenciadores como estratégia do marketing digital: Estudo de caso: Marca Nivea [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27513
Palavras-chave: Marketing digital
Marketing de influência
Influenciadores digitais -- - Digital influencers
Instagram
Influencer marketing
Resumo: As tecnologias digitais ocupam cada vez mais um espaço muito importante e permanente na vida dos indivíduos, seja para uso profissional ou lazer, de tal forma que operam transformações em vários panoramas. Esta evolução do digital, motivada pela crescente expansão do fácil acesso à Internet e das novas ferramentas digitais desenvolvidas, tem provocado transformações e alterado o comportamento dos indivíduos enquanto consumidores. É neste sentido que o marketing digital surge, para acompanhar o novo e moderno consumidor. No contexto do marketing digital, apresenta-se o marketing de influência, no qual os influenciadores têm vindo a ganhar um destaque e um espaço na vida dos consumidores. Estas figuras são cada vez mais uma referência impactante para as gerações, nas mais variadas dimensões. Os influenciadores tornam-se atraentes para as marcas, que encontram nestas figuras a ponte necessária para estabelecerem uma relação de lealdade e confiança com os consumidores. Desta forma, torna-se pertinente, através da presente dissertação, estabelecer e perceber a perspetiva dos seguidores relativamente aos influenciadores digitais, nas mais variadas dimensões, e consequentemente, o impacto de influência que estas figuras exercem na tomada de decisão de compra dos seguidores, mais concretamente em relação à marca Nivea, por meio de uma análise qualitativa de dados recolhidos com base em entrevistas. Através dos dados analisados, concluiu-se que é dada, pelos utilizadores, importância e credibilidade ao influenciador, atribuindo-lhes uma grande responsabilidade social. É concluído, ainda, que os influenciadores digitais desenvolvem alterações nos hábitos de compra dos seguidores, em fases diferentes.
Digital technologies increasingly occupy a very important and permanent space in the lives of individuals, whether for professional use or leisure, in such a way that they operate transformations in various panoramas. This digital evolution, motivated by the growing expansion of easy access to the Internet and the new digital tools developed, has caused transformations, and altered the behavior of individuals as consumers. It is in this sense that digital marketing emerges, in a way to accompany the new and modern consumer. In the context of digital marketing, influencer marketing is presented, in which influencers have been gaining prominence and a space in the lives of consumers, these figures are increasingly an impactful reference for generations, in the most varied dimensions. Influencers become attractive to brands, which find in these figures the necessary bridge to establish a relationship of loyalty and trust with consumers. In this way, it becomes relevant, through the present dissertation, to establish and understand the perspective of the followers regarding the digital influencers, in the most varied dimensions, and consequently, the impact of influence that these figures exert in the followers' purchase decision making, more specifically in relation to the Nivea brand, through a qualitative analysis of data collected based on interviews. Through the analyzed data, several conclusions were found, highlighting the importance and credibility that users give to the influencer, attributing to them a great social responsibility. It is also concluded that digital influencers develop changes in their followers' buying habits, in different phases.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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