Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27497
Author(s): Yuzhe Zhu
Advisor: Cardoso, Gustavo Leitão
Date: 13-Jan-2023
Title: Visualização de Twitter: Construção visual dos intervenientes climáticos durante COP26
Reference: Zhu, Y. (2022). Visualização de Twitter: Construção visual dos intervenientes climáticos durante COP26 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27497
Keywords: Alteração climática -- Climate change
Visualização
Interveniente climática
Imagens
COP26
Visualization
Climate actor
Images
Abstract: As alterações climáticas são um fenómeno global, a representação visual de questões climáticas desempenha um papel importante neste contexto. Especialmente, depois da contenção gradual das pandemias, as questões climáticas têm merecido uma atenção global renovada. Além disso, informações visuais transportam símbolos condensados das principais questões climáticas e transmitem conceitos e ideias. A dissertação utiliza uma combinação de métodos de investigação qualitativa e quantitativa para conduzir uma análise quantitativa do conteúdo de 774 tweets visuais postados no Twitter durante a COP26. Os resultados mostram que existe uma variabilidade considerável no enfoque dos diferentes grupos de intervenientes na construção do quadro visual. Instituições transnacionais, concentram-se no processo de negociação e apelam aos líderes e ao público em geral para se juntarem à ação climática. Organizações científicas comunicam as verdadeiras questões climáticas através de quadros e gráficos e elevam a literacia científica do público. Organizações ativistas e ativistas individuais insistem na justiça climática e dão voz aos grupos vulneráveis nas negociações. Indústria dos combustíveis fósseis concentra-se mais nas questões comerciais e económicas e comunica a sua contribuição para a luta contra o problema climático, ao mesmo tempo que obtém benefícios para si própria. Os media e imprensas construem tweets visuais que são mais abrangentes na sua cobertura e promovem uma resposta emocional à informação sobre as alterações climáticas através de informações visuais. O sector da saúde e a indústria farmacêutica, em particular, surge pela primeira vez sob o olhar do público, tanto como grupos afetados pela crise climática como grupos constrangidos na ação climática. Esta dissertação é, portanto, inovadora na medida em que se expande no terreno ao incluir o sector da saúde e o sector farmacêutico no estudo do clima visual pela primeira vez.
Climate change is a global phenomenon, the visual representation of climate issues plays an important role in this context. Especially, after the gradual containment of pandemics, climate issues have received renewed global attention. Moreover, visual information carries condensed symbols of major climate issues and conveys concepts and ideas. The dissertation uses a combination of qualitative and quantitative research methods to conduct a quantitative content analysis of 774 visual tweets posted on Twitter during COP26. The results show that there is considerable variability in the focus of different stakeholder groups on the construction of the visual framework. Transnational institutions, focus on the negotiation process and call on leaders and the public to join climate action. Scientific organisations communicate the real climate issues through charts and graphs and raise the scientific literacy of the public. Activist organisations and individual activists push for climate justice and give vulnerable groups a voice in negotiations. Fossil fuel industry focuses more on commercial and economic issues and communicates its contribution to the fight against the climate problem while gaining benefits for itself. Media and press build visual tweets that are more comprehensive in their coverage and promote an emotional response to climate change information through visual information. The health sector and the pharmaceutical industry first comes into the public eye as both groups affected by the climate crisis and groups constrained in climate action. This dissertation is therefore innovative in that it expands on the field by including the health sector and the pharmaceutical sector in the study of visual climate for the first time.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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