Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27483
Author(s): Vasconcelos, Ana Rita Branco de
Advisor: Marques, Susana Henriques
Date: 28-Dec-2022
Title: A influência da marca pessoal no comportamento do consumidor de fast fashion
Reference: Vasconcelos, A. R. B. de (2022). A influência da marca pessoal no comportamento do consumidor de fast fashion [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27483
Keywords: Marca pessoal
Marketing pessoal
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Processo de decisão de compra
Processo de tomada de decisão
Fast fashion
Personal branding
Personal marketing
Buying decision process
Decision-making process
Abstract: A indústria do fast fashion tem crescido abruptamente nos últimos anos, estando os grandes retalhistas a aumentar anos após anos os seus lucros. Este é resultado das mudanças de paradigma do comportamento do consumidor, estando associado também à crescente evolução da tecnologia, nomeadamente da forma de comunicação. O incremento tecnologia no dia-a-dia, particularmente das redes sociais, como o Instagram, Facebook, Twitter, e plataformas profissionais, como o LinkdIn, criaram uma maior exposição do ser humano a outros. O aumento da exposição faz com os demais tenham cada vez mais que construir uma marca pessoal sólida e positiva, que se desenvolva de forma saudável e crescente, conseguindo assim mantê-la no longe prazo. Esta exposição e facilidade de comunicação dos indivíduos entre si, mesmo que não se conheçam, faz com que a opinião e experiência pessoal possa ser um exemplo e influenciar os outros. Posto isto, o objetivo incide sobre o estudo da influência da marca pessoal no comportamento do consumidor de fast fashion, de forma a conseguir compreender como é que esta poderá influenciá- la, quais os fatores, características e atributos que poderão impactar a opinião do consumidor no processo de tomada de decisão. A conclusão deste estudo teve como base a elaboração de uma investigação que foi construída assente na formulação de seis hipóteses, fundamentadas pela revisão de literatura, e na realização de um inquérito por questionário, obtendo amostra de 115 respostas.
The fast fashion industry has growing up abruptly in the last years, with major retailers enhance their profits year after year. This increase is relative to the paradigm shifts in consumer behaviour and is also associated with the growing evolution of technology, particularly the form of communications. The growth use of technology in everyday life, particularly social media, like Instagram, Facebook, Twitter, and professional platforms, sush as LinkdIn, have created greater exposure of humans to others. The increase in these exposures means that others increasingly have to build a solid and positive personal brand that develops in a healthy and growing way, thus managing to maintain it over the long term. This exposure and ease of communications between individuals, even if they do not know each other, means that personal opinion and experience can set an example and influence others. For this reason, the aim of this dissertation is to study the influence of personal branding in fast fashion consumer ́s behaviour, in order to understand how it can influence it, what are the factors, characteristics and attributes that can impact the consumer ́s opinion in the decision-making process. The conclusion of this study was based on the work of investigation that was built on the formulation of six hypotheses, based on the literature review and on the completion of a questionnaire survey, which obtained a sample of 115 responses.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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