Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27474
Author(s): Maciel, Felipe
Advisor: Costa, Renato Lopes da
Carrachás, Ermelinda
Date: 29-Jul-2022
Title: A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições
Reference: Maciel, F. (2022). A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27474
Keywords: Administração
Empresas
Comportamento organizacional -- Organizational behavior
Comércio -- Trade
Serviços -- Services
Indústria
Administration
Companies
Industry
Abstract: Objetivo: Analisar a visão de colaboradores de cinco empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços, sobre o processo de fusões e aquisições, sobre os sentimentos, aspectos do comportamento organizacional, dificuldades encontradas e benefícios observados. Métodos: Pesquisa descritiva. Enviado um questionário por e-mail a um colaborador de grande hierarquia dentro das empresas explicando o objetivo do estudo, para 124 empresas que tinham passado por uma fusões e aquisições. Após aprovação do conteúdo do questionário pelas empresas, foi enviado um e-mail para os colaboradores e após as devolutivas, armazenadas na planilha excel. Resultados: Entre os 71 colaboradores respondentes, 5 eram do segmento comércio, 53 serviços e 13 da indústria. Os colaboradores dos três segmentos (comércio, serviços e indústria), apontaram sentimentos positivos em relação a empresa, se preocupam com o destino da empresa, dispostos a fazer um esforço para ajudar a empresa a ter sucesso e até adequar à nova cultural organizacional. Apontam como um fator negativo a falta de informação sobre as mudanças que iriam ocorrer com a fusão e aquisição. Como ganhos/benefícios apontam crescimento profissional e no futuro mudança da cultura organizacional e até novas oportunidades na área de atuação e como perdas com a fusão e aquisição, demissões, congelamento de carreiras e no futuro acreditam que irá acontecer principalmente o congelamento de carreiras e as mudanças na modalidade de trabalho. Conclusões: O processo de fusões e aquisições pode gerar sentimentos negativos, mas ao mesmo se bem gerido pode levar a sentimentos positivos e engajamento dos colaboradores.
Objective: To analyze the view of employees from five (5) companies in the commerce, industry and services segment, on the mergers and acquisitions process, on feelings, aspects of organizational behavior, difficulties encountered and benefits observed. Methods: Descriptive research. A questionnaire was sent by e-mail to a high-ranking employee within the companies, explining the purpose of the study, to 124 people who had gone through mergers and acquisitions. After approval of the questionnaire content by the companies, an e-mail was sent to the employees and after the feedback, stored in the excel spreadsheet. Results: Among the 71 respondents, 5 were from the commerce segment, 53 from services and 13 from industry. Employees from the three segments (commerce, services and industry) indicated positive feelings towards the company, they are concerned about the company's destiny, willing to make an effort to help the company succeed and even adapt to the new organizational culture. They point out as a negative factor the lack of information about the changes that would happen with the merger and acquisition. How gains/benefits point to professional growth, and, in the future, a change in organizational culture and even new opportunities in the area of activity. On the Other hand, they considered the losses with mergers and acquisitions, demission, and freezing of careers and in the future believe that it will happen mainly the freezing of careers and changes in the mode of work. Conclusions: The mergers and acquisitions process can generate negative feelings, but at the same if well managed it can lead to positive feelings and employee engagement.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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