Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27430
Author(s): Jordão, Joana Filipa Martins
Advisor: Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
Date: 21-Dec-2022
Title: Aldeias de Crianças SOS: Um instrumento na interrupção dos ciclos de pobreza
Reference: Jordão, J. F. M. (2022). Aldeias de Crianças SOS: Um instrumento na interrupção dos ciclos de pobreza [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27430
Keywords: Educação -- Education
Pobreza -- Poverty
Aldeias de Crianças SOS
SOS Children's Villages
Abstract: As Aldeias de Crianças SOS são uma instituição presente em Portugal há mais de cinquenta anos e nesse período já acolheram inúmeras crianças desempenhando um papel fundamental na formação de cidadãos. A pobreza e a educação têm uma relação muito estreita e influenciam-se mutuamente. A quebra dos ciclos reprodutivos da pobreza é influenciada pelos níveis de educação dos quais os indivíduos têm acesso. Quanto maior o acesso a educação de qualidade mais reduzidos serão os níveis de pobreza. Procurou-se então uma investigação qualitativa utilizando entrevistas a técnicos que trabalham na Aldeia SOS de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia. Foi possível verificar que estas crianças passam a ter acesso a educação dita formal e informal o que muitas previamente ao acolhimento não tinham. Isso dá-lhes a oportunidade então de aceder a uma formação que tenta deixá-los melhor preparados para o mundo. Conclui-se então que as Aldeias de Crianças SOS têm um papel importante na quebra dos ciclos reprodutivos da pobreza fazendo um trabalho sempre focado para o presente e futuro destas crianças.
SOS Children's Villages have been present in Portugal for more than fifty years and during this time they have taken in countless children, playing a fundamental role in the formation of citizens. Poverty and education have a very close relationship and influence each other. The breaking of the reproductive cycles of poverty is influenced by the levels of education that individuals have access to. The greater the access to quality education the lower the levels of poverty. A qualitative research was then carried out using interviews with technicians working in the SOS Village of Gulpilhares, Vila Nova de Gaia. It was possible to verify that these children have access to formal and informal education, which many of them did not have prior to their arrival. This gives them the opportunity to access an education which tries to make them better prepared for the world. We conclude that SOS Children's Villages have an important role in breaking the reproductive cycles of poverty by always focusing on the present and future of these children.
Department: Departamento de Economia Política
Degree: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_joana_martins_jordao.pdf
  Restricted Access
979,57 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons