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http://hdl.handle.net/10071/27392
Author(s): | Matos, Miguel Alexandre Vera de |
Advisor: | Rodrigues, Helena Maria Correia Neves Cordeiro |
Date: | 28-Dec-2022 |
Title: | The importance of e-commerce for reaching customer satisfaction in the wine sector |
Reference: | Matos, M. A. V. de. (2022). The importance of e-commerce for reaching customer satisfaction in the wine sector [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27392 |
Keywords: | Wine companies Wine business Satisfação do cliente -- Customer satisfaction Comércio eletrónico -- E-commerce Empresas vinícolas Mercado do vinho |
Abstract: | The purpose of this thesis is to find out the role of e-commerce in wine business and
its capability to reach online Customer Satisfaction, in the wine sector.
The reason behind studying this topic, came up after the COVID-19 Pandemic that
generated a perfect storm for the massive digitalization of people and organizations. This
led us to emphasis the need for companies to embrace and explore online commerce on
their way of doing business.
Our study was designed to evaluate the positive effect of e-commerce variables on
reaching Customer Satisfaction through an online wine purchasing. To do so, an online
quantitative survey, answered by 480 participants, was created to collect the consumers´
perceptions on wine e-commerce to discovery which variables had a positive impact on
Customer Satisfaction during an online wine acquisition. After having all responses from
our questionnaire, all research hypotheses were tested through a Linear Regression
Analysis to provide us statistical results.
Our findings state that our three tested hypothesis, E-commerce Benefits, E-commerce
Service Quality and E-commerce Information had a positive impact on
reaching Customer Satisfaction while purchasing wine online, however E-commerce
Benefits are the ones who have a bigger impact and influence.
The findings extend and provide an updated and truthful perspective to the existing
literature, about the consumer´s opinion of e-commerce in the wine sector. Our findings
contribute for a more precise and accurate insights about the role of e-commerce in the
wine sector and which variables positively impact the most when it comes to reach
Customer Satisfaction when buying wine online. O objetivo desta tese é o de descobrir a importância do comércio eletrónico no mercado dos vinhos e a sua capacidade de promover satisfação do consumidor online, no setor do vinho. A razão por detrás deste tema, surgiu após a pandemia Covid-19 que gerou uma tempestade perfeita para a digitalização em massa das pessoas e das organizações. Tal levou-nos a enfatizar a necessidade das empresas adotarem e explorarem o comércio online como uma forma de fazer negócio. O nosso estudo foi desenhado para testar o efeito positivo do comércio eletrónico na promoção da satisfação do consumidor através da compra online de vinhos. Para tal, foi elaborado um questionário quantitativo online, respondido por 480 pessoas para recolher a perceção dos consumidores sobre o comércio online de vinhos de forma a descobrir que variáveis tinham um impacto positivo na satisfação do consumidor durante uma compra online de vinhos. Após a recolha de todas as respostas do nosso questionário, todas as hipoteses em estudo foram testadas através de uma regressão linear de forma a fornecernos resultados estatísticos válidos. Os resultados mostram que as nossas hipoteses em estudo, Benefícios do Comércio Eletrónico, Qualidade de Serviço do Comércio Eletrónico e Informação do Comércio Eletrónico tem um impacto positivo na satisfação do consumidor durante uma compra online de vinhos, porém é a variável Benefícios do Comércio Eletrónico que mostrou ter um maior impacto positivo e influência final na satisfação do consumidor. A pesquisa extende e fornece uma prespectiva atualizada e verdadeira à literatura já existente, a respeito da opinião dos consumidores sobre o Comércio Eletrónico no setor dos vinhos. Os nossos resultados contribuem para uma visão mais precisa e exata sobre a importância do Comércio Eletrónico no mercado dos vinhos e quais as variáveis que positivamente mais impactam a satisfação do consumidor durante uma compra online de vinhos. |
Department: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Degree: | Mestrado em Marketing |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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