Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/27364
Author(s): | Pires, João Bernardo |
Advisor: | Mateus, Sandra Reis, Filipe Marcelo |
Date: | 20-Dec-2022 |
Title: | Teatro, "Play" e competências para a vida: Análise etnográfica de duas turmas de uma escola em Lisboa |
Reference: | Pires, J. B. (2022). Teatro, "Play" e competências para a vida: Análise etnográfica de duas turmas de uma escola em Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27364 |
Keywords: | Educação -- Education Teatro -- Theater Competências -- Skills "Play" |
Abstract: | Numa sociedade de exigência em crescendo para com os seus cidadãos, urge a abordagem ao tópico
das capacidades necessárias às pessoas para a sua integração na anterior. O tema das competências
abarca essas capacidades com um enfoque na sua dimensão prática, propondo um afastamento da
visão do conhecimento de moldes meramente teóricos. O conceito de “play”, sob cuja ótica se
propõe ver a educação, aparece neste trabalho tanto como revelador de estruturas, como desafiador
das mesmas, ao incluir os pólos (opostos, mas não mutuamente exclusivos) do jogo e da brincadeira.
Já o teatro afigura-se como veículo para uma formação em competências específicas que se
consideram importantes, mas atualmente pouco presentes na escola. A educação teatral crê-se
também ser consciencializadora das características da educação por o teatro conter o potencial de
ser tanto jogado como brincado, e de colocar os seus participantes numa posição de serem vistos. O
presente trabalho analisa a introdução da prática teatral em contexto escolar através do estudo da
participação do autor do primeiro no projeto “A Arte Entre Nós” – através deste caso concreto,
procura-se demonstrar a validez da mencionada área artística como forma de cultivar os tipos de
competências a que se alude acima. Concluir-se-á que o tipo de trabalho teatral realizado foi útil
para os alunos que nele participaram, tendo-se conseguido fomentar nestes algumas ordens de
competências específicas e decorrentes da natureza do processo artístico. In a society with a growing demand level, it seems urgent to approach the topic of the skills that are necessary for people’s social integration. The theme of competences focuses on those skills’ practical dimension, proposing that their view be moved away from merely theoretical therms. The concept of play, through which point of view it is proposed that education be seen, appears in this work both as capable of showing underlying structures, and of challenging them. This is possible due to play including both structured games and free play, which are opposite poles but not mutually exclusive. Theatre, nonetheless, seems like a good method for the training of some competences which are considered important, but little present in school. Theatre education is also believed to be a way of raising awareness about the characteristics of education, due to the possibility of doing theatre both as a game and as free play and due to placing its participants in the position of being seen. The present paper analyses the introduction of theatrical practice in the context of school through the study of the participacion of its writer in the project “A Arte Entre Nós” – through this example, it is seeked to demonstrate of the validity of the aforementioned artistic area as a way to cultivate also said competences. It will be concluded that the kind of work that was done was useful to the students who participated in it, having contributed to the development of specific competences in them. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_joao_madeira_pires.pdf | 748,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.