Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27352
Autoria: Hossi, Deolinda Carla
Orientação: Gomes, Sandra Cristina Mateus
Data: 19-Dez-2022
Título próprio: A relação entre a escola e a família dos alunos deslocados: Um estudo de caso no ensino artístico
Referência bibliográfica: Hossi, D. C. (2022). A relação entre a escola e a família dos alunos deslocados: Um estudo de caso no ensino artístico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27352
Palavras-chave: Educação -- Education
Relação escola-família
Alunos deslocados
Ensino artístico
Estratégias
Relationship between school and family
Displaced students
Art education
Strategies
Resumo: O presente trabalho debruça-se sobre a relação entre a escola e a família dos alunos deslocados no ensino artístico. Tem como objetivo conhecer os processos, estratégias e instrumentos que são utilizados na relação escola-família dos alunos deslocados do ensino artístico. Para a realização desta investigação tivemos como campo de estudo a Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional. E para alcançarmos o nosso objetivo, utilizámos o método qualitativo, com a ajuda da pesquisa bibliográfica, das técnicas de análise documental, entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que a relação escola-família em geral é positiva, sobretudo quando a escola proporciona a abertura para este fim. No caso das famílias dos alunos deslocados, apesar do fator distância ser uma condicionante para uma participação ativa da parte das famílias, a escola mostrou tentar proporcionar todos os instrumentos possíveis de comunicação, para continuar a manter esta relação.
The present work focuses on the relationship between school and family of displaced students in art education. The field of study was the Artistic School of Dance of the National Conservatory. Its general objective was to know the processes, strategies and instruments that are used in the relationship between the school and the family of displaced students in artistic education. To carry out this research we used the qualitative method and to achieve our objective, we used bibliographic research, document analysis techniques, semi-structured interviews and content analysis. The results obtained led us to conclude that the school-family relationship in general is positive, especially when the school facilitates this process. In the case of the families of displaced students, despite the distance factor being a constraint to active participation by families, the school has shown that it tries to provide all possible instruments of communication to continue to maintain this relationship.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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