Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27327
Author(s): Costa, Beatriz Tomaz Barbosa da
Advisor: Pereira, Renato Telo de Freitas Barbosa
Date: 27-Dec-2022
Title: Plano de negócio social promovido por uma organização sem fins lucrativos: SEMEAR Cerâmica
Reference: Costa, B. T. B. da. (2022). Plano de negócio social promovido por uma organização sem fins lucrativos: SEMEAR Cerâmica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27327
Keywords: Plano de negócio -- Business plan
Negócio social
Cerâmica -- Ceramics
Dificuldade intelectual e do desenvolvimento
Inclusão
Impacto social
Social business
Intellectual and developmental disability
Inclusion
Social impact
Abstract: Este projeto insere-se no âmbito do mestrado em Gestão de Empresas e tem como principal objetivo avaliar a viabilidade de um negócio social inclusivo de produção e venda de peças de cerâmica artesanais utilitárias e decorativas, que permita criar postos de trabalho para pessoas com Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento (DID). Para tal, este projeto depende de três atividades-chave: formação profissional certificada em cerâmica/olaria adaptada a pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI); produção de peças de cerâmica de forma artesanal; e venda das peças de cerâmica produzidas. Para avaliar a viabilidade deste projeto, foi elaborado um diagnóstico, incluindo análise de mercado, análise interna e análise competitiva, desenvolvido um plano de Marketing e um modelo de negócio, definidas diretrizes estratégicas e realizada a avaliação financeira do mesmo. Para implementar este projeto, será necessário um capital inicial de 50.000€ para fazer face aos custos do primeiro ano de atividade. Em termos de viabilidade económico-financeira, o projeto apresenta um Valor Líquido Atual (VAL) de 151.877 €, uma Taxa Interna de Rendibilidade (TIR) de 32% e um Payback Period de 5 anos. Desta forma, a análise financeira demonstra a viabilidade do projeto.
This project is part of the Master's in Business Administration and its main objective is to evaluate the feasibility of an inclusive social business for the production and sale of utilitarian and decorative handcrafted ceramic pieces, which will allow the creation of jobs for people with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD). To this end, this project depends on three key activities: certified professional training in ceramics/pottery adapted for people with disabilities or handicaps; production of handcrafted ceramic pieces; and sale of the ceramic pieces produced. To assess the viability of this project, a diagnosis was prepared, including market analysis, internal analysis and competitive analysis, a Marketing plan and a business model were developed, strategic guidelines were defined and a financial evaluation was carried out. To implement this project, an initial capital of 50.000€ will be required to cover the costs of the first year of activity. In terms of economic and financial viability, the project has a Net Present Value (NPV) of 151.877€, a Internal Rate of Return (IRR) of 32% and a Payback Period of 5 years. In this way, the financial analysis demonstrates the viability of the project.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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