Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27308
Author(s): Deus, David Fernando Manuel de
Advisor: Major, Maria João Martins Ferreira
Conceição, Ana Cristina Mendes da
Date: 27-Dec-2022
Title: Apuramento de custos numa empresa vitivinícola: O Método das Secções Homogéneas versus o Activity-Based Costing
Reference: Deus, D. F. M. de. (2022). Apuramento de custos numa empresa vitivinícola: O Método das Secções Homogéneas versus o Activity-Based Costing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27308
Keywords: Método das Secções Homogéneas
CBA Custeio Baseado em Actividades -- CBA Activity-Based Costing
Contabilidade de gestão
Métodos de apuramento de custos
Setor vitivinícola
Homogeneous Cost Pool Method
Management accounting
Costing systems
Wine industry
Abstract: A contabilidade de gestão surgiu por volta do início do século XIX, quando surgiram as primeiras indústrias transformadoras, sendo que desde então tem evoluído para fazer face às necessidades existentes no contexto empresarial. Muitas investigações têm sido realizadas com o intuito de dar informação acerca dos diversos métodos de apuramento do custo dos produtos existentes, de onde se destacam o MSH e o ABC. O principal objetivo deste trabalho é o desenho de cada um dos métodos de apuramento de custos mencionados para que possam vir a ser implementados numa empresa específica do setor vitivinícola, e ainda a comparação dos resultados gerados por cada um dos métodos, a fim de poder ser tomada uma decisão relativamente à sua adoção. A metodologia seguida é qualitativa e o método de investigação é um estudo de caso caracterizado como experimental, tendo a informação sido recolhida através de entrevistas, documentos providenciados pela empresa, acesso ao sistema de contabilidade financeira e pela observação direta do fenómeno em estudo. Em termos práticos, este trabalho contribuiu para a resolução de um problema identificado pela Multiwines relativo ao apuramento do custo dos produtos, o que pode fazer com que os decisores possam ter na sua posse informação útil e fidedigna que os levem a tomar decisões estratégicas mais corretas.
Management accounting emerged around the beginning of the 19th century, when the first manufacturing industries appeared, and since then it has evolved to face the existing needs in the business context. Many investigations have been carried out in order to provide information about the several existing product costing methods, from which MSH and ABC stand out. The main objective of this work is the design of each of the mentioned costing methods to be implemented in a specific company of the wine industry, and also the comparison of the results generated by each one, in order to make a decision regarding their adoption. The methodology followed is qualitative and the research method is an experimental case study. The information was collected through interviews, documents provided by the company, access to the financial accounting system and by direct observation of the phenomenon under study. In a practical way, this project contributed to the resolution of a problem identified by Multiwines regarding the costing of products, which can give to decision makers useful and reliable information that will lead them to do more correct strategic decisions.
Department: Departamento de Contabilidade
Degree: Mestrado em Contabilidade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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