Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/27268
Author(s): | Pereira, Teresa Cunha de Campos |
Advisor: | Ferreira, Aristides Isidoro |
Date: | 20-Dec-2022 |
Title: | Impacto do trabalho remoto na liderança e no equilíbrio trabalho-vida: Proposta de formação de desenvolvimento de competências para profissionais |
Reference: | Pereira, T. C. de C. (2022). Impacto do trabalho remoto na liderança e no equilíbrio trabalho-vida: Proposta de formação de desenvolvimento de competências para profissionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27268 |
Keywords: | Liderança Equilíbrio trabalho-vida Trabalho remoto Competências -- Skills Formação Leadership Life-work balance Remote working Training |
Abstract: | A pandemia de COVID-19 incitou alterações em todo o contexto de trabalho das organizações
em Portugal e do mundo, o que conduziu à investigação acerca do trabalho remoto e como fazêlo
de forma eficaz, pela necessidade de compreender de que forma as empresas e os seus
gestores se devem adaptar. Ao longo das últimas décadas foram desenvolvidos estudos no
âmbito do trabalho remoto com especial ênfase na identificação dos benefícios e desvantagens
do teletrabalho para os trabalhadores e para as organizações e na análise do papel de alguns
fatores. O objetivo deste projeto consiste na elaboração de uma proposta de formação que
proveja conhecimentos, ferramentas e o desenvolvimento de competências aos gestores de
recursos humanos e outros profissionais da área para a mitigação dos obstáculos associados ao
trabalho remoto e ao equilíbrio vida-trabalho, e a potenciação dos benefícios. Foram, neste
sentido, desenvolvidos dois planos de formação, em ferramentas online, para ajudar na
implementação de melhores práticas de liderança no trabalho remoto e outro plano de formação
para melhorar as competências de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Estes planos de
formação encontram-se numa plataforma online de formação para gestores de recursos
humanos. Foram definidos objetivos de aprendizagem e ajustadas as estruturas e métodos de
formação para atingir esses objetivos. As recomendações de formação elaboradas fornecem
uma contribuição inestimável na tradução dos princípios teóricos adquiridos na investigação
em situações práticas. The COVID-19 pandemic has led to changes in the entire work context of organizations in Portugal and worldwide, which has led to research on remote work and how to do it effectively, by the need to understand how companies and their managers should adapt. Over the past decades, studies have been developed in the field of remote work with special emphasis on identifying the benefits and disadvantages of telework for workers and for organizations and in analyzing the role of some factors. The objective of this project is to develop a training proposal that provides knowledge, tools and skills development to human resources managers and other professionals in the area to mitigate the obstacles associated with remote work and Work-life balance, and to enhance the benefits. To this end, two training plans have been developed, using online tools, to help implement best practices in remote work leadership and another training plan to improve work-life balance skills. These training plans are on an online training platform for managers. Learning objectives were defined, training structures and methods were adjusted to achieve these objectives. The training recommendations developed provide an invaluable contribution in translating the theoretical principles gained from research into practical situations. |
Department: | Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional |
Degree: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_teresa_campos_pereira.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.