Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27193
Autoria: Antunes, Mariana Veríssimo
Orientação: Dias, Álvaro Lopes
Data: 23-Dez-2022
Título próprio: Measuring the impact of tourism lifestyle entrepreneurship on the tourist experience: Scale development
Referência bibliográfica: Antunes, M. V. (2022). Measuring the impact of tourism lifestyle entrepreneurship on the tourist experience: Scale development [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27193
Palavras-chave: Tourism lifestyle entrepreneur
Tourist’s perception
Scale development
Empreendedor de estilo de vida turístico
Perceção
Turistas -- Tourists
Escala
Resumo: This dissertation develops a four-item scale to measure the impact of a tourism lifestyle entrepreneur on the touristic experience and seeks to understand to what extent the tourist perceives, through what is provided, that the tourism business owner, is not a “common entrepreneur”. After an item generation, data was collected from two different surveys with 200 answers, and exploratory and confirmatory factorial analyses were performed to test discriminant and nomological validity. The correlation between the variables is significant at level 0.01 and the coefficients are positive. Cronbach’s Alpha is acceptable with a value of 0.736. Results complement the existing literature on this topic and allow further research to measure the tourist perception of tourism lifestyle entrepreneurship.
A seguinte dissertação desenvolve uma escala com quatro itens para medir o impacto de um empreendedor de estilo de vida turístico na experiência turística e para compreender de que forma, o turista se apercebe, através do que lhe é fornecido, que quem está do lado do gestor não é um “empreendedor comum". Após a geração de itens, foram recolhidos dados de dois inquéritos com 200 respostas válidas e realizadas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias para testar a validade discriminatória e nomológica. A correlação entre as variáveis é significante no nível 0.01 e os coeficientes entre as escalas são positivos. O Alfa de Cronbach é aceitável, tendo um valor de 0.736. Os resultados complementam a literatura existente sobre este tópico e permitem uma maior investigação para medir a perceção turística em relação a estes empreendedores.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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