Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27142
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBento, Paulo-
dc.contributor.authorCosta, Diogo Gomes Torres Lourenço-
dc.date.accessioned2023-01-12T10:47:35Z-
dc.date.available2023-01-12T10:47:35Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationCosta, D. G. T. L. (2022). Pingo Doce zero waste shop [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27142por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27142-
dc.description.abstractThe idea presented in this business plan intends to address a gap in the food and distribution market. After a preliminary market analysis, it was discovered that there is no zero waste option offered in Portugal as a supermarket concept. Zero Waste is a growing concept, a lifestyle even, that is becoming increasingly popular. Several stores have been opening around the world with the main purpose of decreasing food and plastic waste in the groceries buying process. However, in Portugal, there are no big store brands applying it as its focus point. The project consists in the development of a pilot store utilising Pingo Doce’s brand, becoming the first big store brand offering a complete zero waste supermarket. To complete this task, a business model was developed as well as its implementation strategy. A financial plan was also created, where three scenarios were evaluated with the objective of comparing possible levels of success. In the end, the project developed proved its economic viability, indicating that it would be a project worthy of investment.por
dc.description.abstractA ideia apresentada neste plano de negócios pretende suprimir uma lacuna no mercado de distribuição alimentar. Após uma análise de mercado preliminar, descobriu-se que não existe uma opção onde o conceito Zero Waste seja oferecido num formato de supermercado, em Portugal. Zero Waste é um conceito em crescimento, um estilo de vida, que se está a tornar cada vez mais popular. Diversas lojas por todo o mundo têm-se desenvolvido com o principal objetivo de diminuir o desperdício alimentar e de plásticos no processo de compra de bens essenciais. No entanto, em Portugal, não existem grandes marcas que o apliquem como principal foco. O projeto consiste no desenvolvimento de uma loja-piloto com a marca Pingo Doce, tornando-se, assim, na primeira grande marca com um supermercado a aplicar o conceito. Para cumprir esta tarefa, foi desenvolvido um modelo de negócio, bem como a sua estratégia de implementação. Foi, também, elaborado um plano financeiro onde foram avaliados três cenários com o objetivo de comparar possíveis níveis de sucesso. No final, o projeto desenvolvido comprovou a sua viabilidade económica, indicando que se trataria de um projeto digno de investimento.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPlano de negócio -- Business planpor
dc.subjectZero wastepor
dc.subjectZero waste shoppor
dc.subjectFood retail sectorpor
dc.subjectLoja zero wastepor
dc.subjectSetor de retalho alimentarpor
dc.titlePingo Doce zero waste shoppor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203142373por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
thesis.degree.departmentDepartamento de Finançaspor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_diogo_lourenco_costa.pdf1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.