Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/27129
Autoria: | Pereira, Madalena Martins Lopes Vaz |
Orientação: | Pereira, Renato |
Data: | 20-Dez-2022 |
Título próprio: | Impacto da realidade aumentada no e-commerce: Indústria da moda |
Referência bibliográfica: | Pereira, M. M. L. V. (2022). Impacto da realidade aumentada no e-commerce: Indústria da moda [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27129 |
Palavras-chave: | Realidade aumentada Moda Comércio eletrónico -- E-commerce Tecnologia Utilidade percebida Facilidade de uso Augmented reality Fashion Technology Usable facility Utility perceived |
Resumo: | A Realidade Aumentada é um dos grandes aliados do comércio online de produtos de
moda. Os avanços feitos nesta tecnologia podem ser aplicados às empresas para aumentar as
vendas ou para a construção de marcas, melhorando a perceção humana da realidade nesta
aplicação, através da contextualização de objetos individuais que são encontrados no mundo
real como complementos virtuais, de modo a tornar os objetos reais mais significativos e
apelativos.
Este projeto centra-se na utilização de realidade aumentada para mostrar os seus
produtos, nomeadamente vestuário e acessórios através de câmaras web e projeções 3D sobre
o ambiente real do consumidor. Tendo um foco nas atitudes dos consumidores em Portugal, a
predisposição para aquisição de bens e análise do futuro potencial desta ferramenta aliada aos
produtos de moda é algo que carece de desenvolvimento.
Este documento inclui ainda os resultados, que apontam para uma atitude altamente
positiva para a aceitação desta ferramenta, podendo ser um potenciador de compras online,
futuramente. Através desta tecnologia, os consumidores conseguem obter mais informações
essenciais acerca do produto, considerando esta inovação como vantajosa e compreensível de
utilizar, como identicamente conseguem através dela eliminar possíveis riscos percebidos
durante a experiência online.
Por findo, os inquiridos confirmam que a RA é uma vantagem aliada a uma aplicação
móvel, comparando-a como sendo impulsionadora de interatividade, tornando toda a
experiência online mais apelativa e real e proporcionando assim, um encadeamento mais
benéfico para ambas partes: empresa e consumidor. Augmented Reality is one of the great allies of e-commerce for fashion products. The advances made in this technology can be applied to companies to increase sales or for brand building by enhancing the human perception of reality in this application, this is possible by contextualizing individual objects that are found in the real world as virtual complements to make real objects more meaningful and appealing. This project focuses on using augmented reality to showcase products, namely clothing and accessories through web cameras and 3D projections onto the consumer's real environment. Having a focus on consumer attitudes in Portugal, the predisposition to purchase goods and analysis of the future potential of this tool allied to fashion products is something that needs development. This paper also includes the results, which point to a highly positive attitude towards the acceptance of this tool and may be an enabler of online shopping in the future. Through this technology, consumers can obtain more essential information about the product, considering this innovation as advantageous and understandable to use, as well as eliminating possible risks perceived during the online experience. Finally, respondents confirm that AR is an advantage allied to a mobile application, comparing it as being a driver of interactivity, making the whole online experience more appealing and real, and thus providing a more beneficial enchainment for both parties: company and consumer. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_madalena_vaz_pereira.pdf | 878,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.