Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27129
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Renato-
dc.contributor.authorPereira, Madalena Martins Lopes Vaz-
dc.date.accessioned2023-01-11T16:18:33Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationPereira, M. M. L. V. (2022). Impacto da realidade aumentada no e-commerce: Indústria da moda [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27129por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27129-
dc.description.abstractA Realidade Aumentada é um dos grandes aliados do comércio online de produtos de moda. Os avanços feitos nesta tecnologia podem ser aplicados às empresas para aumentar as vendas ou para a construção de marcas, melhorando a perceção humana da realidade nesta aplicação, através da contextualização de objetos individuais que são encontrados no mundo real como complementos virtuais, de modo a tornar os objetos reais mais significativos e apelativos. Este projeto centra-se na utilização de realidade aumentada para mostrar os seus produtos, nomeadamente vestuário e acessórios através de câmaras web e projeções 3D sobre o ambiente real do consumidor. Tendo um foco nas atitudes dos consumidores em Portugal, a predisposição para aquisição de bens e análise do futuro potencial desta ferramenta aliada aos produtos de moda é algo que carece de desenvolvimento. Este documento inclui ainda os resultados, que apontam para uma atitude altamente positiva para a aceitação desta ferramenta, podendo ser um potenciador de compras online, futuramente. Através desta tecnologia, os consumidores conseguem obter mais informações essenciais acerca do produto, considerando esta inovação como vantajosa e compreensível de utilizar, como identicamente conseguem através dela eliminar possíveis riscos percebidos durante a experiência online. Por findo, os inquiridos confirmam que a RA é uma vantagem aliada a uma aplicação móvel, comparando-a como sendo impulsionadora de interatividade, tornando toda a experiência online mais apelativa e real e proporcionando assim, um encadeamento mais benéfico para ambas partes: empresa e consumidor.por
dc.description.abstractAugmented Reality is one of the great allies of e-commerce for fashion products. The advances made in this technology can be applied to companies to increase sales or for brand building by enhancing the human perception of reality in this application, this is possible by contextualizing individual objects that are found in the real world as virtual complements to make real objects more meaningful and appealing. This project focuses on using augmented reality to showcase products, namely clothing and accessories through web cameras and 3D projections onto the consumer's real environment. Having a focus on consumer attitudes in Portugal, the predisposition to purchase goods and analysis of the future potential of this tool allied to fashion products is something that needs development. This paper also includes the results, which point to a highly positive attitude towards the acceptance of this tool and may be an enabler of online shopping in the future. Through this technology, consumers can obtain more essential information about the product, considering this innovation as advantageous and understandable to use, as well as eliminating possible risks perceived during the online experience. Finally, respondents confirm that AR is an advantage allied to a mobile application, comparing it as being a driver of interactivity, making the whole online experience more appealing and real, and thus providing a more beneficial enchainment for both parties: company and consumer.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectModapor
dc.subjectComércio eletrónico -- E-commercepor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectUtilidade percebidapor
dc.subjectFacilidade de usopor
dc.subjectAugmented realitypor
dc.subjectFashionpor
dc.subjectTechnologypor
dc.subjectUsable facilitypor
dc.subjectUtility perceivedpor
dc.titleImpacto da realidade aumentada no e-commerce: Indústria da modapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203143523por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2023-12-20-
dc.subject.jelM30por
dc.subject.jelO31por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_madalena_vaz_pereira.pdf878,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.