Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27112
Autoria: Vasconcelos, Ana Studart
Orientação: Ferreira, Pedro António de Sousa
Data: 22-Dez-2022
Título próprio: Carnaval de Lisboa: Modelo de negócio em perspetiva ecossistémica
Referência bibliográfica: Vasconcelos, A. S. (2022). Carnaval de Lisboa: Modelo de negócio em perspetiva ecossistémica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27112
Palavras-chave: Modelos de negócio
Carnaval de Lisboa
Ecossistema de negócios
Propósito organizacional
Proposta de valor
Business model
Lisbon Carnival
Business ecosystem
Organizational purpose
Value proposition
Resumo: O propósito deste trabalho é a criação de Modelo de Negócio para o Carnaval de Lisboa. A problemática que dá início ao estudo é a falta de integração entre produtores de diversos grupos do crescente Carnaval de Lisboa, que faz com que o movimento perca força perante aos órgãos regulamentadores. Dada a expressividade da comunidade brasileira em Portugal e a importância do Carnaval como forma de expressão de sua identidade cultural, a pesquisa tem como objetivo unir os diversos atores sociais envolvidos na organização do evento e criar ferramentas de gestão com o intuito de fomentar a cultura do carnaval em Lisboa e promover uma rede de diversos produtores, fornecedores e parceiros. A pesquisa adota metodologia exploratória, com dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e questionário. Entre os entrevistados, produtores, entidades culturais e clientes. Utilizou-se análise de conteúdo das entrevistas, fontes oficiais e revisão de literatura para design de Modelo de Negócio para o Carnaval de Lisboa. Como resultados, a pesquisa apresenta quatro Canvas: Business Model Canvas, Canvas da Proposta de Valor, Canvas do Propósito e Canvas do Ecossistema do Carnaval. As principais conclusões foram: 1) Os grupos já possuem produtos e serviços que criam uma experiência transversal ao período do Carnaval; 2) Há adesão por parte do público de Lisboa; 3) A comunicação com o cliente é um ponto a ser desenvolvido; 4) A falta de articulação com entidades regularizadoras acarreta na falta de infraestrutura nos eventos; 5) A operacionalização do Carnaval pode gerar impactos positivos na economia local e promover a integração e sensibilização de públicos através da cultura.
This research aims to design a Business Model for Lisbon Carnival. The problem that gives beginning to the study is the need for more integration between the different groups of the growing Carnival in Lisbon, which makes the movement lose strength before the regulatory organizations. Given the expressiveness of the Brazilian community in Portugal and the importance of Carnival as a form of expression of its cultural identity, the research aims to unite the various social actors involved in the organization of the event and create management tools to develop the culture of Carnival in Lisbon and create a network connecting producers, suppliers and partners. The research adopts an exploratory methodology, with data collected through semi-structured interviews and questionnaires. The interviewees include producers, cultural partners, and clients. Based on the content analysis of the interviews, on the data obtained through official sources, and on the literature review, the study developed the Business Model design for Lisbon Carnival. In conclusion, it presents four Canvas: Business Model Canvas, Value Proposition Canvas, Organizational Purpose Canvas and Ecosystem Canvas of Lisbon Carnival. The main conclusions were:1) The groups already have products and services that create an experience beyond the Carnival period; 2) There is adhesion by the public; 3) Communication with the client is a point to be developed; 4) The lack of articulation with regulatory bodies leads to a lack of infrastructure at event; 5)The operationalization of Carnival can generate positive impacts on the local economy and promote the integration and awareness of audiences through culture.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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