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http://hdl.handle.net/10071/27049
Author(s): | Dias, Catarina Maria Daniela Rischawy da Costa |
Advisor: | Caramelo, Sérgio Vital Braz Rocha, Helena Maria Belchior Campos Costa Lourenço |
Date: | 27-Dec-2022 |
Title: | Intervenção social comunitária no âmbito da educação na Guiné-Bissau: O caso das tabancas de Tabanane e Sibidjanfula da região de Bafatá |
Reference: | Dias, C. M. D. R. da C. (2022). Intervenção social comunitária no âmbito da educação na Guiné-Bissau: O caso das tabancas de Tabanane e Sibidjanfula da região de Bafatá [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27049 |
Keywords: | Intervenção comunitária Educação de qualidade Percurso escolar educativo Acesso à educação -- Access to education Permanência Prosseguimento Mudança Empowerment Community intervention Quality education Educational pathway Permanence Continuation Change |
Abstract: | O presente trabalho de projeto procura criar e apresentar uma resposta integrada de âmbito comunitário, na área da Educação nas zonas rurais da Guiné-Bissau, da região de Bafatá.
Esta resposta visa contribuir para a melhoria das condições de acesso, permanência e possibilidades de prosseguimento do percurso escolar educativo de crianças em idade escolar residentes nas zonas rurais.
O Projeto piloto intitulado HÁ+ criado e implementado, tem como principal objetivo, eliminar as disparidades existentes nos contextos rurais quanto ao acesso equitativo à educação, quanto às possibilidades de aceder a um ensino básico gratuito, obrigatório e de qualidade e de o prosseguir até ao seu término. Procura ainda, desenvolver e melhorar a educação nestes contextos com crianças em situação de maior vulnerabilidade e fragilidade para que possam existir as mesmas oportunidades de sucesso. Abordando igualmente, aspetos relacionados à qualidade de educação e subsequentes resultados de aprendizagem, apoiando de forma holística, as necessidades educativas pelas mesmas apresentadas.
O Projeto de intervenção comunitária foi realizado nas tabancas (aldeias) de Tabanane e Sibidjanfula, na região de Bafatá e teve a duração de 15 meses. Reflete a aplicação de todo o método de intervenção comunitária adotado, assim como, de todo o processo de articulação das suas fases metodológicas: contacto prévio, o desenho/planeamento, implementação e avaliação. do Projeto de intervenção comunitária no âmbito da educação.
O presente projeto de intervenção comunitário no âmbito educacional comunitário, teve igualmente enfoque no envolvimento e empoderamento das Comunidades no cumprimento dos objetivos do mesmo. This project work seeks to create and present an integrated community-wide response in the education area in rural areas of Guinea-Bissau, in the region of Bafatá. This response aims to contribute to improving the conditions of access, permanence and possibilities of continuing the educational path of school-age children living in rural areas. The pilot project called HÁ+, created and implemented, has as its main objective, to eliminate existing disparities in rural contexts regarding equitable access to education, as well as the possibilities of accessing free, compulsory and quality basic education and of continuing it until its conclusion. It also seeks to develop and improve education in these contexts with children in situations of greater vulnerability and fragility so that they may have the same opportunities for success. It also addresses aspects related to the quality of education and subsequent learning outcomes, holistically supporting the educational needs presented by them. The community intervention project was carried out in the tabancas (villages) of Tabanane and Sibidjanfula, in the Bafatá region and lasted 15 months. It reflects the application of the entire method of community intervention adopted, as well as the entire process of articulating its methodological phases: prior contact, planning, implementation and evaluation. This community intervention project in the field of education also focused on the involvement and empowerment of communities in meeting its objectives. |
Department: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Degree: | Mestrado em Serviço Social |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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