Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27047
Autoria: Martinho, Jéssica Francisco
Orientação: Loureiro, Sandra
Aleem, Aihoor
Data: 29-Nov-2022
Título próprio: I’m my own mannequin: The impact of AR on self-concept
Referência bibliográfica: Martinho, J. F. (2022). I’m my own mannequin: The impact of AR on self-concept [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27047
Palavras-chave: Autoconceito -- Self-concept
Auto-estima -- Self esteem
Self-congruence
Appearance
Testimonials
Reviews
Review diagnosticity
Purchase intention
Auto congruência
Aparência
Testemunhos
Diagnosticidade de reviews
Intenção de compra
Resumo: Augmented reality (AR) is becoming an important technology for marketeers. Covid-19 pandemic triggered e-commerce and nowadays virtual try-on apps presents a lot of advantages in relation to physical try-on. These try on apps involve the attention on the ‘self’. This research examines the impact of AR try on apps on consumers self-concept, such as the ideal self-congruence. Through an online survey, consumers are exposed to two of four scenarios: AR app or website experience, and positive review vs negative review. Furthermore, we uncover that low self-esteem consumers presence higher ideal self-congruence when using AR (vs normal website) while high self-esteem consumers experienced lower ideal self-congruence when comparing to low self-esteem. Also, results indicate that ideal self-congruence indeed impacts purchase intention and confidence in fit whereas confidence in fit moderates the relationship between ideal self-congruence and purchase intention. Testimonials diagnosticity are important to consumers responses, they moderate the relation between ideal self-congruence and purchase intention, the higher the diagnosticity of reviews the higher the purchase intention and positive one’s impact positively product attitude. The present dissertation positively contributes to the literature on AR and the self-concept as well as reviews valence.
A realidade aumentada (AR) está a tornar-se uma ferramenta cada vez mais importante para os marketeers. As aplicações que permitem experimentar roupa através de AR têm ganho cada vez mais importância, apresentando várias vantagens em relação à experimentação em loja física. Ao usar estas aplicações existe um grande foco na pessoa e no seu autoconceito, como a aparência. Esta dissertação examina o impacto de aplicações que utilizam a realidade aumentada para experimentar produtos, neste caso óculos, no autoconceito, como a congruência com o “eu” ideal. Através de um questionário online, os participantes foram expostos a dois de quatro cenários: aplicação de AR ou experiência no website, e, apresentação de uma review positiva ou negativa. Os resultados demonstram que consumidores com baixa auto-estima apresentam maior congruência com o “eu” ideal ao usar AR (vs website normal) e consumidores de alta auto-estima revelam menor congruência com o “eu” ideal quando comparados a baixa auto-estima. Além disso, os resultados indicam que a congruência com o “eu” ideal afeta a intenção de compra e a confiança no produto, enquanto a confiança no produto modera a relação entre a congruência com o “eu” ideal e a intenção de compra. A diagnosticidade das reviews é importante para as respostas dos consumidores mediando a relação da congruência ideal e intenção de comprar, quanto maior a diagnosticidade das avaliações, maior a intenção de compra sendo ainda revelado que as reviews positivas impactam positivamente a atitude do produto. A presente dissertação contribui positivamente para a literatura relativa aos tópicos de realidade aumentada e autoconceito, bem como para reviews (positivas vs negativas).
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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