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dc.contributor.advisorLoureiro, Sandra-
dc.contributor.advisorAleem, Aihoor-
dc.contributor.authorMartinho, Jéssica Francisco-
dc.date.accessioned2023-01-06T12:04:35Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationMartinho, J. F. (2022). I’m my own mannequin: The impact of AR on self-concept [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27047por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27047-
dc.description.abstractAugmented reality (AR) is becoming an important technology for marketeers. Covid-19 pandemic triggered e-commerce and nowadays virtual try-on apps presents a lot of advantages in relation to physical try-on. These try on apps involve the attention on the ‘self’. This research examines the impact of AR try on apps on consumers self-concept, such as the ideal self-congruence. Through an online survey, consumers are exposed to two of four scenarios: AR app or website experience, and positive review vs negative review. Furthermore, we uncover that low self-esteem consumers presence higher ideal self-congruence when using AR (vs normal website) while high self-esteem consumers experienced lower ideal self-congruence when comparing to low self-esteem. Also, results indicate that ideal self-congruence indeed impacts purchase intention and confidence in fit whereas confidence in fit moderates the relationship between ideal self-congruence and purchase intention. Testimonials diagnosticity are important to consumers responses, they moderate the relation between ideal self-congruence and purchase intention, the higher the diagnosticity of reviews the higher the purchase intention and positive one’s impact positively product attitude. The present dissertation positively contributes to the literature on AR and the self-concept as well as reviews valence.por
dc.description.abstractA realidade aumentada (AR) está a tornar-se uma ferramenta cada vez mais importante para os marketeers. As aplicações que permitem experimentar roupa através de AR têm ganho cada vez mais importância, apresentando várias vantagens em relação à experimentação em loja física. Ao usar estas aplicações existe um grande foco na pessoa e no seu autoconceito, como a aparência. Esta dissertação examina o impacto de aplicações que utilizam a realidade aumentada para experimentar produtos, neste caso óculos, no autoconceito, como a congruência com o “eu” ideal. Através de um questionário online, os participantes foram expostos a dois de quatro cenários: aplicação de AR ou experiência no website, e, apresentação de uma review positiva ou negativa. Os resultados demonstram que consumidores com baixa auto-estima apresentam maior congruência com o “eu” ideal ao usar AR (vs website normal) e consumidores de alta auto-estima revelam menor congruência com o “eu” ideal quando comparados a baixa auto-estima. Além disso, os resultados indicam que a congruência com o “eu” ideal afeta a intenção de compra e a confiança no produto, enquanto a confiança no produto modera a relação entre a congruência com o “eu” ideal e a intenção de compra. A diagnosticidade das reviews é importante para as respostas dos consumidores mediando a relação da congruência ideal e intenção de comprar, quanto maior a diagnosticidade das avaliações, maior a intenção de compra sendo ainda revelado que as reviews positivas impactam positivamente a atitude do produto. A presente dissertação contribui positivamente para a literatura relativa aos tópicos de realidade aumentada e autoconceito, bem como para reviews (positivas vs negativas).por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAutoconceito -- Self-conceptpor
dc.subjectAuto-estima -- Self esteempor
dc.subjectSelf-congruencepor
dc.subjectAppearancepor
dc.subjectTestimonialspor
dc.subjectReviewspor
dc.subjectReview diagnosticitypor
dc.subjectPurchase intentionpor
dc.subjectAuto congruênciapor
dc.subjectAparênciapor
dc.subjectTestemunhospor
dc.subjectDiagnosticidade de reviewspor
dc.subjectIntenção de comprapor
dc.titleI’m my own mannequin: The impact of AR on self-conceptpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203135512por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2023-11-29-
dc.subject.jelM30por
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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