Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27046
Autoria: Vinagre, Francisco Manuel Victor
Orientação: Loureiro, Sandra Maria Correia
Data: 29-Nov-2022
Título próprio: Human branding in the hospitality and tourism industry
Referência bibliográfica: Vinagre, F. M. V. (2022). Human branding in the hospitality and tourism industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27046
Palavras-chave: Human branding
Tourism and hospitality
Public image
Attachment
Valor da marca -- Brand value
Turismo e hospitalidade
Imagem pública
Ligação
Resumo: Human Branding is present everywhere, and within every individual. With the increase in importance of technology and social media, Human Branding is becoming increasingly relevant, but it still is a branding concept with much room to explore. Celebrities, such as actors and athletes, are the greatest examples of Human Branding, and with social media, managing Public Image and the Person Brand in general has become key to success, to the point that managers are now considering risks associated with this concept as important as economic risks, for example. On the other hand, Human Branding is still not present in many industries, apart from industries with a heavy public influence. This study intends to understand how Human Branding affects consumers decisions and Brand Value. The chosen industry is the Hospitality and Tourism Industry, as it is one where the publics’ opinion is easily influenced despite being a key aspect of success. For this research, several respondents were asked to fill out a survey based on the literature found. From the 321 responses, it was clear that Human Branding has a tremendous impact on Attachment, Affection and Intimacy, which ultimately results in an increase in Loyalty and Brand Value. Results confirmed that it is important for businesses in this Industry to have a focus on Human Branding and manage it closely. This research has particularly important managerial implications to this industry, and most likely others, as it shows that Human Branding is valued by the public, but also that it is still a concept with much to explore, thus being a strong source for competitive advantages.
Human Branding está presente em tudo, inclusive em cada indivíduo. Com o aumento da importância da tecnologia e da social media, Human Branding está-se a tornar cada vez mais relevante, mas ainda é um conceito de marca com imenso espaço para exploração. Celebridades, como atores e atletas, são os maiores exemplos que existem de Human Branding, e com a social media, gerir a Imagem Pública e a Marca Pessoal em geral tornou-se chave para o sucesso, ao ponto em que gestores hoje em dia consideram riscos associados a este conceito igualmente importantes a riscos económicos, por exemplo. Por outro lado, Human Branding ainda não está presente em muitas indústrias, sem considerer as indústrias com uma forte influência pública. Este estudo pretende perceber como é que Human Branding afeta as decisões dos consumidores e o Valor da Marca. A indústria escolhida é a de Hospitalidade e Turismo, visto que é uma indústria em que a opinião do pública é facilmente influenciada apesar de ser um aspeto chave para o sucesso. Para este estudo, foi pedido a várias pessoas para preencherem um questionário baseado na literatura encontrada. A partir das 321 respostas, ficou claro que Human Branding tem um impact tremendo na Ligação entre o consumidor e o marca, Afeição e Intimidade, o que ultimamente resulta num aumento de Lealdade e Valor de Marca. Os resultados confirmaram que é importante para negócios nesta Indústria ter um foco em Human Branding e gerir de perto tudo o que está associado. Esta pesquisa tem implicações de gestão particularmente importantes para esta indústria, e provavelmente outras, visto que demonstra que Human Branding é valorizado pelo público, mas também que é um conceito ainda com muito por explorar, pelo que é uma fonte de vantagens competitivas forte.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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