Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26962
Author(s): Caldeira, Íris Quaresma
Advisor: Santos, Susana
Pintassilgo, Sónia Cardoso
Date: 14-Dec-2022
Title: Discursos de ódio no Instagram: Estudo-caso Carolina Deslandes
Reference: Caldeira, Í. Q. (2022). Discursos de ódio no Instagram: Estudo-caso Carolina Deslandes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26962
Keywords: Discurso de ódio -- Hate speech
Media sociais -- Social media
Carolina Deslandes
Instagram
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo identificar as práticas de utilização de uma rede social, o Instagram, e a relação entre utilizadores, no âmbito das quais se gera desconforto para, pelo menos, um deles. Visa ainda comparar as práticas de utilização, antes e depois da implementação de políticas de auto-regulação, visando o combate ao discurso de ódio no Instagram e, por fim, perceber se ainda há espaço para serem implementadas mais regras para reduzir a produção desses discursos nas redes sociais digitais. Numa abordagem metodológica de natureza qualitativa, foi elaborada uma entrevista à artista Carolina Deslandes por ser uma voz ativa de várias causas. Para além de abordar no seu espaço digital estas questões, também exerce força sobre as ferramentas disponibilizadas pela plataforma Instagram para combater as ofensas. Com este estudo percebeu-se que o utilizador que estava a receber ofensas e discursos de ódio, conseguiu diminuir a receção deste tipo de comentários através das medidas que o Instagram implementou. Percebeu-se também que existe, a nível legislativo, regras e sanções que se podem adequar às redes sociais. A questão da ofensa e da discriminação não são permitidas em Portugal e, por isso, se alguém quiser fazer uma queixa e apresentar uma ação em tribunal pode, mesmo sendo no mundo digital. Mas algumas pessoas não avançam, como foi o caso de Carolina D., por afirmarem que existem muitos entraves como, o tempo demorado até se conseguir provar ou o dinheiro que se gasta a iniciar um processo em tribunal.
The present work aims to identify the practices of using a social network, Instagram, and the relationship between users, within which discomfort is generated for at least one of them. It also aims to compare usage practices, before and after the implementation of selfregulation policies, aiming to combat hate speech on Instagram and, finally, to understand if there is still room to implement more rules to reduce the production of these speeches. on digital social networks. In a methodological approach of a qualitative nature, an interview was made to the artist Carolina Deslandes for being an active voice of several causes. In addition to addressing these issues in her digital space, she also exerts force on the tools provided by the Instagram platform to combat offenses. With this study it was noticed that the user who was receiving offenses and hate speech, managed to reduce the reception of this type of comments through the measures that Instagram implemented. It was also noticed that there are, at the legislative level, rules and sanctions that can be adapted to social networks. The issue of offense and discrimination are not allowed in Portugal and, therefore, if someone wants to make a complaint and file a lawsuit in court, they can, even in the digital world. But some people do not advance, as was the case with Carolina D., because they say that there are many obstacles such as the time it takes to prove it or the money spent to start a lawsuit in court.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Gestão de Novos Media
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_iris_quaresma_caldeira.pdf3,26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.