Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26911
Autoria: Cordeiro, Marta Sofia Nogueira
Orientação: Calapez, Maria Teresa Delgado
Jerónimo, Rita Isabel Saraiva
Data: 12-Dez-2022
Título próprio: A relação entre mindfulness disposicional e a tendência de compra impulsiva: O papel da conscienciosidade
Referência bibliográfica: Cordeiro, M. S. N. (2022). A relação entre mindfulness disposicional e a tendência de compra impulsiva: O papel da conscienciosidade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26911
Palavras-chave: Mindfulness disposicional
Tendência de compra impulsiva
Conscienciosidade
Análise de moderação
Análise de mediação
Dispositional mindfulness
Impulsive buying tendency
Conscientiousness
Moderation analysis
Mediation analysis
Resumo: A presente investigação tem como propósito estudar a relação entre Mindfulness Disposicional e a Tendência de Compra Impulsiva, bem como explorar o possível efeito moderador ou mediador da Conscienciosidade nesta relação. Neste estudo colaboraram 282 indivíduos portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e os 79 anos, inclusive, tendo sido a sua participação voluntária e anónima. Os dados foram recolhidos através de questionários de autorrelato e compreenderam as escalas Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised, Impulsive Buying Tendency Scale e NEO - Five Factor Inventory, para medir os construtos de mindfulness disposicional, tendência de compra impulsiva e conscienciosidade, respetivamente. Os resultados permitiram identificar que: i) o mindfulness disposicional está positivamente relacionado com a conscienciosidade; ii) o mindfulness disposicional está negativamente relacionado com a tendência de compra impulsiva e iii) a conscienciosidade está negativamente relacionada com a tendência de compra impulsiva. Observou-se também que a conscienciosidade desempenha um papel mediador na relação entre mindfulness disposicional e os aspetos cognitivos da tendência de compra impulsiva. Não havendo conhecimento da existência de nenhum estudo semelhante ao realizado, este é o primeiro a revelar o efeito da conscienciosidade na relação entre mindfulness disposicional e a tendência de compra impulsiva.
The present investigation aims to study the relationship between Dispositional Mindfulness and the Impulsive Buying Tendency, as well as to explore the possible moderating or mediating effect of Conscientiousness in this relation. In this study, the sample consists of 282 portuguese individuals, aged between 18 and 79 years, and their participation was voluntary and anonymous. Data were collected through a self-report questionnaire and comprised the Cognitive and Affective Mindfulness Scale - Revised, Impulsive Buying Tendency Scale and NEO - Five Factor Inventory, to measure the constructs of dispositional mindfulness, impulsive buying tendency and conscientiousness, respectively. The results allowed us to identify that: i) dispositional mindfulness is positively related to conscientiousness; ii) dispositional mindfulness is negatively related to the impulsive buying tendency and iii) conscientiousness is negatively related to the impulsive buying tendency. It was also observed that conscientiousness plays a mediating role in the relationship between dispositional mindfulness and the cognitive aspects of impulsive buying tendency. As there is no knowledge of the existence of any study similar to the one carried out, this is the first study that reveals the effect of conscientiousness on the relationship between dispositional mindfulness and the impulsive buying tendency.
Designação do Departamento: Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Designação do grau: Mestrado em Métodos Analíticos para Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_marta_nogueira_cordeiro.pdf
  Restricted Access
1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.