Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26911
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCalapez, Maria Teresa Delgado-
dc.contributor.advisorJerónimo, Rita Isabel Saraiva-
dc.contributor.authorCordeiro, Marta Sofia Nogueira-
dc.date.accessioned2022-12-29T16:35:46Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationCordeiro, M. S. N. (2022). A relação entre mindfulness disposicional e a tendência de compra impulsiva: O papel da conscienciosidade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26911por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26911-
dc.description.abstractA presente investigação tem como propósito estudar a relação entre Mindfulness Disposicional e a Tendência de Compra Impulsiva, bem como explorar o possível efeito moderador ou mediador da Conscienciosidade nesta relação. Neste estudo colaboraram 282 indivíduos portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e os 79 anos, inclusive, tendo sido a sua participação voluntária e anónima. Os dados foram recolhidos através de questionários de autorrelato e compreenderam as escalas Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised, Impulsive Buying Tendency Scale e NEO - Five Factor Inventory, para medir os construtos de mindfulness disposicional, tendência de compra impulsiva e conscienciosidade, respetivamente. Os resultados permitiram identificar que: i) o mindfulness disposicional está positivamente relacionado com a conscienciosidade; ii) o mindfulness disposicional está negativamente relacionado com a tendência de compra impulsiva e iii) a conscienciosidade está negativamente relacionada com a tendência de compra impulsiva. Observou-se também que a conscienciosidade desempenha um papel mediador na relação entre mindfulness disposicional e os aspetos cognitivos da tendência de compra impulsiva. Não havendo conhecimento da existência de nenhum estudo semelhante ao realizado, este é o primeiro a revelar o efeito da conscienciosidade na relação entre mindfulness disposicional e a tendência de compra impulsiva.por
dc.description.abstractThe present investigation aims to study the relationship between Dispositional Mindfulness and the Impulsive Buying Tendency, as well as to explore the possible moderating or mediating effect of Conscientiousness in this relation. In this study, the sample consists of 282 portuguese individuals, aged between 18 and 79 years, and their participation was voluntary and anonymous. Data were collected through a self-report questionnaire and comprised the Cognitive and Affective Mindfulness Scale - Revised, Impulsive Buying Tendency Scale and NEO - Five Factor Inventory, to measure the constructs of dispositional mindfulness, impulsive buying tendency and conscientiousness, respectively. The results allowed us to identify that: i) dispositional mindfulness is positively related to conscientiousness; ii) dispositional mindfulness is negatively related to the impulsive buying tendency and iii) conscientiousness is negatively related to the impulsive buying tendency. It was also observed that conscientiousness plays a mediating role in the relationship between dispositional mindfulness and the cognitive aspects of impulsive buying tendency. As there is no knowledge of the existence of any study similar to the one carried out, this is the first study that reveals the effect of conscientiousness on the relationship between dispositional mindfulness and the impulsive buying tendency.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMindfulness disposicionalpor
dc.subjectTendência de compra impulsivapor
dc.subjectConscienciosidadepor
dc.subjectAnálise de moderaçãopor
dc.subjectAnálise de mediaçãopor
dc.subjectDispositional mindfulnesspor
dc.subjectImpulsive buying tendencypor
dc.subjectConscientiousnesspor
dc.subjectModeration analysispor
dc.subjectMediation analysispor
dc.titleA relação entre mindfulness disposicional e a tendência de compra impulsiva: O papel da conscienciosidadepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203129806por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Métodos Analíticos para Gestãopor
dc.date.embargo2024-12-11-
dc.subject.jelC10por
dc.subject.jelD91por
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methodspor
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_marta_nogueira_cordeiro.pdf1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.