Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/2688
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Maria | - |
dc.date.accessioned | 2011-05-19T10:22:09Z | - |
dc.date.available | 2011-05-19T10:22:09Z | - |
dc.date.issued | 2005-06 | - |
dc.identifier.issn | 1645-3794 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/2688 | - |
dc.description.abstract | No presente texto pretende-se mostrar que a educação é um indicador válido quando se pretende avaliar as transições políticas. Contudo, na investigação na qual se inclui o presente texto, os objectivos são mais vastos, pretendendo-se igualmente demonstrar a importância da educação para o desenvolvimento e chegar a uma tipologia das escolas em Angola. Na transição política entre um sistema socialista e um sistema capitalista, as estratégias de acesso à educação permitem distinguir diferentes classes sociais e diferentes realidades educacionais. A sociedade reconhece que a educação é o principal veículo de mobilidade social pelo que as famílias desenvolvem estratégias que lhes permitem resolver os seus problemas de educação. | por |
dc.description.abstract | Through this text we would like to show that education is a strong and reliable item when political changes are being evaluated. However the goals of this investigation in which this text is included are larger. We would also like to show how important education is to the development of societies and to classify schools in Angola. During the political transition from a socialist system towards a capitalist one, the strategies designed to have access to education allow us to distinguish different social classes as well as different educational contexts. Society recognises that getting education is the main vehicle for social mobility, that's why families develop strategies which enables them to solve their educational problems. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Sistema de ensino | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Angola | por |
dc.title | Educação e política em Angola: uma proposta de diferenciação social | por |
dc.type | article | por |
dc.pagination | 105-124 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.journal | Cadernos de Estudos Africanos | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 7/8 | por |
degois.publication.firstPage | 105 | por |
degois.publication.lastPage | 124 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Cadernos de Estudos Africanos | por |
Aparece nas coleções: | CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004:05_7:8_5.pdf | 264,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.