Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26880
Author(s): Fonseca, Catarina Vintém
Advisor: Lopes, Maria Helena Sousa
Date: 19-Dec-2022
Title: A evolução dos NEET na pandemia: A importância da articulação entre políticas ativas do mercado de trabalho e sistema educativo
Reference: Fonseca, C. V. (2022). A evolução dos NEET na pandemia: A importância da articulação entre políticas ativas do mercado de trabalho e sistema educativo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26880
Keywords: NEET
Sistema educativo -- Education system
Políticas ativas de mercado de trabalho
Articulações institucionais
Países Baixos
Portugal
Active labor market policies
Institutional articulations
Netherlands
Abstract: Desde a recessão económica global de 2008 que a preocupação com a vulnerabilidade que os jovens experienciam com os choques económicos tem aumentado. Para além da crise de 2008, a crise de refugiados e mais recentemente a pandemia Covid-19 contribuíram de forma negativa para o aumento do risco dos jovens NEET. O principal objetivo desta dissertação é explorar a importância da articulação entre as Políticas Ativas do Mercado de Trabalho e as Instituições Educativas para contribuir de forma positiva para a diminuição do número de jovens NEET. Através de uma análise descritiva e comparativa entre dois estudos de caso Portugal e Países Baixos pretende-se avaliar através da análise do Sistema de Ensino, das Políticas Ativas implementadas e das Articulações existentes entre estes dois tipos de instituições, de que forma estas contribuem para a contenção e diminuição do número de jovens NEET em cada país. O estudo é de natureza descritiva e quantitativa, com base em dados secundários retirados de bases de dados como o Eurostat; DATALABOR; Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P; o site governamental Holandês rijksoverheid; e a base de dados CBS, durante o período de 2019-2021. A análise dos dados estatísticos permitiu corroborar a tese de que através da combinação de um sistema de ensino dual e a aposta em Políticas Ativas de Mercado de Trabalho é possível mitigar os efeitos negativos de crises económicas para os jovens e impedir que o número de jovens NEET aumente.
Since the global economic recession of 2008, the concern about the vulnerability that young people experience from economic shocks has increased. In addition to the 2008 crisis, the refugee crisis, and more recently, the Covid-19 pandemic have contributed negatively to the increased of risk of NEET youth. The main objective of this dissertation is to explore the importance of the link between Active Labor Market Policies and Educational Institutions and how it contributes positively to the decrease in the number of NEET youth. Through a descriptive and comparative analysis between two case studies - Portugal and the Netherlands - it is intended to evaluate through the analysis of the Education System, the Active Policies implemented and the Articulations existing between these two types of institutions, how these contribute to the containment and decrease in the number of NEET youth in each country. The study is descriptive and quantitative in nature, based on secondary data taken from databases such as Eurostat; DATALABOR; Institute of Employment and Vocational Training, I.P; the Dutch government website - rijksoverheid; and the CBS database, during the period 2019-2021. The analysis of the statistical data allowed to support the thesis that through the combination of a dual education system and a focus on Active Labor Market Policies it is possible to mitigate the negative effects of economic crises on young people and prevent the number of NEET youth from increasing.
Department: Departamento de Economia Política
Degree: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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