Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/26874
Autoria: | Oliveira, Florbela de Fátima Peixoto Ricos-Olhos de |
Orientação: | Sebastião, João |
Data: | 16-Dez-2022 |
Título próprio: | Organização pedagógica para o sucesso escolar: Desafios da implementação de grupos de estudo de aula numa escola básica |
Referência bibliográfica: | Oliveira, F. de F. P. R.-O. de. (2022). Organização pedagógica para o sucesso escolar: Desafios da implementação de grupos de estudo de aula numa escola básica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26874 |
Palavras-chave: | Administração escolar School management Política de educação -- Educational policy Promoção do sucesso Formação contínua de professores Estudo de aula Academic success Continuous teacher training Lesson study |
Resumo: | A construção de uma Escola capaz de receber todos os alunos, na sua heterogeneidade de vivências, de perfis e de aspirações tem-se cumprido nas últimas décadas em Portugal.
As lideranças escolares e os docentes adotam um papel crucial na persecução deste propósito, assegurando a concretização das orientações dos textos políticos emanados das autoridades educativas, ao conceber planos de melhoria em contexto, visando respostas eficazes para as necessidades diagnosticadas, a melhoria das aprendizagens e o sucesso dos alunos. O estudo de aula é um modelo de formação de professores, centrado na prática letiva e nas aprendizagens dos alunos, de natureza reflexiva e colaborativa, que concorre para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento profissional docente.
No presente trabalho são apresentados, analisados e discutidos os dados resultantes de uma experiência piloto realizada numa escola básica, com a duração de um ano, que consistiu na constituição de dois grupos de estudo de aula, envolvendo nove professores de matemática. Procurou perceber-se quais os constrangimentos e potencialidades da implementação deste modelo formativo de professores numa escola no contexto português, tendo em vista o seu enquadramento como processo de formação contínua de professores.
Identificaram-se alguns constrangimentos na aplicação deste modelo na escola, tendo sido evidenciadas as suas potencialidades no que respeita às dinâmicas de reflexão colaborativa sobre as práticas em sala de aula, o diagnóstico e a aprendizagem dos alunos, num processo de melhoria contínua da prática pedagógica. The construction process of a school capable of receiving all students, in their heterogeneity of experiences, profiles, and aspirations, has been accomplished in the last decades in Portugal. School leaders and teachers play a crucial role in the pursuit of this purpose, ensuring the implementation of the guidelines of the political texts issued by the educational authorities, by designing improvement plans in context, aiming at effective responses to the needs diagnosed, the improvement of learning, and student success. Lesson study is a reflective and collaborative model of teacher training focused on teaching practice and student learning, which contributes to the improvement of teaching quality and the professional development of teachers. In the present work, the data resulting from a pilot experience performed in a basic school, lasting one year, which consisted of the constitution of two lesson study groups, involving nine mathematics teachers, are presented, analyzed, and discussed. We tried to understand the constraints and potentialities of this teacher's training model implementation in a Portuguese school context, given its framework as a process of continuous teacher training. Some constraints in the application of this model were identified, and its potentialities were highlighted in terms of the dynamics of collaborative reflection on classroom practices, diagnosis, and student learning, in a continuous improvement process of teaching practice. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Escolar |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_florbela_ricos_olhos_oliveira.pdf | 699,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.