Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26874
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSebastião, João-
dc.contributor.authorOliveira, Florbela de Fátima Peixoto Ricos-Olhos de-
dc.date.accessioned2022-12-29T10:01:35Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationOliveira, F. de F. P. R.-O. de. (2022). Organização pedagógica para o sucesso escolar: Desafios da implementação de grupos de estudo de aula numa escola básica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26874por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26874-
dc.description.abstractA construção de uma Escola capaz de receber todos os alunos, na sua heterogeneidade de vivências, de perfis e de aspirações tem-se cumprido nas últimas décadas em Portugal. As lideranças escolares e os docentes adotam um papel crucial na persecução deste propósito, assegurando a concretização das orientações dos textos políticos emanados das autoridades educativas, ao conceber planos de melhoria em contexto, visando respostas eficazes para as necessidades diagnosticadas, a melhoria das aprendizagens e o sucesso dos alunos. O estudo de aula é um modelo de formação de professores, centrado na prática letiva e nas aprendizagens dos alunos, de natureza reflexiva e colaborativa, que concorre para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento profissional docente. No presente trabalho são apresentados, analisados e discutidos os dados resultantes de uma experiência piloto realizada numa escola básica, com a duração de um ano, que consistiu na constituição de dois grupos de estudo de aula, envolvendo nove professores de matemática. Procurou perceber-se quais os constrangimentos e potencialidades da implementação deste modelo formativo de professores numa escola no contexto português, tendo em vista o seu enquadramento como processo de formação contínua de professores. Identificaram-se alguns constrangimentos na aplicação deste modelo na escola, tendo sido evidenciadas as suas potencialidades no que respeita às dinâmicas de reflexão colaborativa sobre as práticas em sala de aula, o diagnóstico e a aprendizagem dos alunos, num processo de melhoria contínua da prática pedagógica.por
dc.description.abstractThe construction process of a school capable of receiving all students, in their heterogeneity of experiences, profiles, and aspirations, has been accomplished in the last decades in Portugal. School leaders and teachers play a crucial role in the pursuit of this purpose, ensuring the implementation of the guidelines of the political texts issued by the educational authorities, by designing improvement plans in context, aiming at effective responses to the needs diagnosed, the improvement of learning, and student success. Lesson study is a reflective and collaborative model of teacher training focused on teaching practice and student learning, which contributes to the improvement of teaching quality and the professional development of teachers. In the present work, the data resulting from a pilot experience performed in a basic school, lasting one year, which consisted of the constitution of two lesson study groups, involving nine mathematics teachers, are presented, analyzed, and discussed. We tried to understand the constraints and potentialities of this teacher's training model implementation in a Portuguese school context, given its framework as a process of continuous teacher training. Some constraints in the application of this model were identified, and its potentialities were highlighted in terms of the dynamics of collaborative reflection on classroom practices, diagnosis, and student learning, in a continuous improvement process of teaching practice.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAdministração escolar School managementpor
dc.subjectPolítica de educação -- Educational policypor
dc.subjectPromoção do sucessopor
dc.subjectFormação contínua de professorespor
dc.subjectEstudo de aulapor
dc.subjectAcademic successpor
dc.subjectContinuous teacher trainingpor
dc.subjectLesson studypor
dc.titleOrganização pedagógica para o sucesso escolar: Desafios da implementação de grupos de estudo de aula numa escola básicapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203126483por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolarpor
dc.date.embargo2023-12-16-
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciência Política e Políticas Públicaspor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_florbela_ricos_olhos_oliveira.pdf699,73 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.