Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26830
Autoria: Rosa, Nádia Sofia Pereira
Orientação: Seabra, Teresa
Data: 15-Dez-2022
Título próprio: Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir
Referência bibliográfica: Rosa, N. S. P. (2022). Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26830
Palavras-chave: Espaço exterior da escola
Inovação pedagógica
Mudança nas práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas ao ar livre
Metodologias ativas
Outdoor school space
Pedagogical innovation
Teaching practices changes
Outdoor teaching practices
Active learning
Resumo: Numa altura em que o contributo dos espaços exteriores para uma aprendizagem ativa e participada, centrada no aluno e baseada em métodos ativos e inovadores tem vindo a ganhar destaque, este trabalho procurou conhecer as representações dos professores relativamente às práticas pedagógicas em espaços escolares exteriores e perceber se estas práticas são ou não já adotadas pelos docentes no âmbito da sua intervenção pedagógica, identificando o que as potencia e sinalizando os principais obstáculos à sua implementação. Pretendeu ainda perceber se a arquitetura dos espaços e os recursos disponíveis no espaço escolar exterior têm influência na adoção de práticas pedagógicas ao ar livre. Utilizando uma metodologia qualitativa comparativa-tipológica entrevistámos 12 professoras do 1º ciclo do ensino básico, distribuídas por duas tipologias de escola definidas com base no potencial educativo inscrito no espaço exterior. Em linha com outros estudos já realizados, concluiu-se acerca da valorização generalizada das práticas pedagógicas em espaços exteriores, embora ainda persista a resistência à inovação das práticas docentes. Encontrámos dois perfis de professoras - as inovadoras e as resistentes - que se distinguem pelas suas representações e práticas. Não obstante todas as professoras identificarem obstáculos à inovação, os processos de mudança parecem ser mais mobilizadores e significativos quando têm caráter coletivo e decorrem em escolas de menor dimensão, com projetos de escola coesos, numa relação de partilha e interação com as famílias e com a comunidade. Foi ainda possível concluir que o espaço influencia, mas não determina as práticas inovadoras.
At a time that contribution of outdoor spaces to active and participative learning, centered on the student and based on active and innovative methods has been gaining prominence, this work sought to know the representations of teachers regarding pedagogical practices in outdoor school spaces and to understand whether or not these practices are already adopted by teachers in the context of their pedagogical intervention, identifying what drives them and pointing out the main obstacles to their implementation. It also intended to understand whether the architecture of spaces and the resources available in the outdoor school space have an influence on the adoption of outdoor pedagogical practices. Using a qualitative comparative-typological methodology, we interviewed 12 primary education teachers, distributed among two school typologies defined based on the educational potential inscribed in the outdoor space. In line with other studies already carried out, it was concluded that there is a generalized appreciation of pedagogical practices in outdoor spaces, although resistance to innovation in teaching practices still persists. We found two profiles of teachers - the innovative and the resistant - who are distinguished by their representations and practices. Despite all teachers identifying obstacles to innovation, the processes of change of practices seem to be more mobilizing and significant when they have a collective character and take place in smaller schools, with cohesive school projects, in a relationship of sharing and interaction with families and with the community. It was also possible to conclude that space influences, but does not determine innovative practices.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_nadia_pereira_rosa.pdf662,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.