Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26802
Autoria: Malhadeiro, Tiago Maria Manso Gonçalves
Orientação: Bilro, Ricardo Godinho
Data: 28-Nov-2022
Título próprio: The relevance of voice assistants on intention to use: An empirical research on the self-driving industry
Referência bibliográfica: Malhadeiro, T. M. M. G. (2022). The relevance of voice assistants on intention to use: An empirical research on the self-driving industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26802
Palavras-chave: Voice assistants
Self-driving cars
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Assistentes por voz
Carros autónomos
Resumo: In the past few years, it has been possible to watch a rise in technological developments in all areas, especially in Marketing, in terms of understanding better consumer’s behaviour. Hence, Voice Assistants were created in order to enhance people’s quality of life by simply doing tasks users want them to do. Additionally, self-driving cars were also an invention that could help people’s daily lives since it allows excellent efficiency in smart cities and reduces stress and costs for companies. This thesis decided to fulfil the gap and connect both technologies mentioned before since there was a lack of literature. Here, it is possible to understand which drivers affect the perceived usefulness and ease of use in adopting Voice Assistants and autonomous vehicles. Thus, it discusses consumers’ intentions to purchase self-driving cars with Voice Assistants embedded and how willing people are to spread positive feedback to their peers about these technologies together. Data collection and analyses were performed using quantitative analyses, with the help of an online survey developed based on previous literature of different researchers regarding the topics mentioned previously. Throughout this thesis, it is discussed the main conclusions withdrawn to help companies and scholars perform better in their future strategies and studies.
Nos últimos anos, tem sido possível observar um aumento da evolução tecnológica em todas as áreas, especialmente em Marketing, em termos de melhor compreensão do comportamento do consumidor. Assim, foram criados Assistentes por Voz a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas, simplesmente fazendo tarefas que os utilizadores querem que elas façam. Além disso, os carros autónomos foram também uma invenção que pode ajudar a vida diária das pessoas, uma vez que permite uma eficiência perfeita em cidades inteligentes e reduz o stress e os custos para as empresas. Esta dissertação pretende preencher essa lacuna e juntar as duas tecnologias mencionadas anteriormente, uma vez que não existia literatura que o fizesse. Aqui, é possível compreender que fatores afetam a perceção da utilidade e da facilidade de utilização na adoção de Assistentes por Voz e de veículos autónomos. Assim, também é abordada a intenção dos consumidores em comprarem carros autónomos com Assistentes por Voz incorporados e o quão dispostos os consumidores estão a divulgar uma opinião positiva às pessoas mais próximas sobre estas tecnologias. A recolha de dados e as análises foram realizadas utilizando análises quantitativas, através de um questionário online que foi desenvolvido com base na literatura existente de diferentes investigadores relativamente aos tópicos anteriormente mencionados. Ao longo desta dissertação, são discutidas as principais conclusões retiradas para ajudar empresas e investigadores a terem um melhor desempenho nas suas estratégias e estudos futuros.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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