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dc.contributor.advisorNeto, Pedro Pereira-
dc.contributor.authorVasconcelos, António-
dc.date.accessioned2022-12-21T12:29:08Z-
dc.date.available2022-12-21T12:29:08Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationVasconcelos, A. (2022). Adesão a redes sociais: Um estudo de caso da rede Mastodon [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26727por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26727-
dc.description.abstractO atual ambiente das redes sociais é um tópico de discussão popular na esfera pública. Nesse contexto, as principais redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube Twitter, TikTok) são habitualmente criticadas devido à sua natureza comercial e às suas práticas anti-consumidor. Desta forma, cada vez mais indivíduos procuram projetos alternativos em que as interações sociais tomem primazia face aos interesses comerciais. Atualmente, a rede social alternativa mais popular é o Mastodon, uma rede social com uma topografia de rede descentralizada. O Mastodon é composto por servidores totalmente independentes, não existindo uma entidade central regulatória. No entanto, todos os servidores da rede conseguem interconectar-se pois partilham o mesmo protocolo informático. Dada a popularidade do Mastodon no âmbito das redes sociais alternativas é importante perceber os motivos pelos quais os utilizadores estão a aderir à plataforma. Deste modo, foi empregue nesta dissertação a teoria dos usos e gratificações, com o intuito de melhor entender o processo de adesão ao Mastodon, bem como o uso dado à plataforma pelos seus utilizadores. Através de entrevistas realizadas a onze utilizadores do Mastodon surgiram as seguintes gratificações, formuladas indutivamente: “Alternativa às redes sociais corporativas”; “Comunidade Online”; “Incentivos Sociais”; “Moderação”; “Autogestão”. Adicionalmente, ao incorporar elementos de análise de discurso foram ainda realçadas as diversas formas com que os utilizadores expressam a procura e obtenção destas gratificações. Assim sendo, esta dissertação recorre a uma metodologia qualitativa e exploratória em que o relato das experiências dos utilizadores toma primazia como objeto central de análise.por
dc.description.abstractThe current social media environment is a popular discussion topic in the public sphere. In that context, the main social media platforms (Facebook, Instagram, Youtube Twitter, TikTok) are usually criticized because of their commercial nature and their anti-consumer practices. As such, more and more individuals seek alternative projects in which social interactions take precedence over commercial interests. Currently, the most popular alternative social media platform is Mastodon, an online social media platform, with a decentralized network topography. Mastodon is made up of completely independent servers, which means there is no central regulatory entity in the network. However, all the servers in the network can interconnect because they share the same communication protocol. Due to Mastodon’s popularity in the field of alternative social networks it’s important to understand the reasons for which users are joining the platform. Thus, the uses and gratifications approach was employed in this dissertation, with the intent of better understanding the process of joining Mastodon, as well as the way end users operate the platform. Through interviews conducted with eleven Mastodon users, the following, inductively formulated gratifications, emerged: “Alternative to corporate social media”; “Online Community”; “Moderation”; “Social Incentives”; “Self-management”. Additionally, by incorporating elements of discourse analysis, it was possible to highlight the different ways in which users expressed they sought and obtained these gratifications. Therefore, this dissertation resorts to a qualitative and exploratory methodology, in which the account of user’s experiences takes precedence as the central object of analysis.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMastodonpor
dc.subjectMedia sociais -- Social mediapor
dc.subjectUsos e gratificaçõespor
dc.subjectMedia alternativapor
dc.subjectSocial media platformspor
dc.subjectUses and gratificationspor
dc.subjectAlternative mediapor
dc.titleAdesão a redes sociais: Um estudo de caso da rede Mastodonpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203124359por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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