Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2668
Author(s): Cruz, Eduardo
Date: Dec-2006
Title: Experiências de formação presencial e à distância de empresários e gestores nos PALOP
Number: 11/12
Pages: 311-317
ISSN: 1645-3794
Keywords: Ensino a distância
Formação profissional
PALOP - - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
Abstract: Desde 2001, a Formedia – Instituto Europeu de Formação de Empresários e Gestores (<www.formedia.pt>) vem desenvolvendo programas de formação para empresários e gestores, em regime presencial e à distância com recurso à Internet. Merece especial atenção a adesão que têm merecido cursos, especializações e mestrados à distância, através da Internet, em Angola, Moçambique e Cabo Verde. As questões da qualidade têm sido também encaradas na perspectiva da percepção dos alunos. Apesar da ideia comprovada de que o digital divide, e que África está atrasada em relação à Internet, os resultados são muito animadores e permitem acreditar no futuro do ensino e aprendizagem online em África, com as metodologias e os melhores standards de qualidade praticados na Europa. Embora nos PALOP haja uma nítida preferência pelo português como língua de comunicação e estudo, o espanhol parece não constituir obstáculo, favorecendo a cooperação entre instituições dos dois mundos linguísticos, o castelhano e o português. Esta apresentação foca uma experiência neste domínio durante os últimos cinco anos, introduzindo uma nota de optimismo sobre as possibilidades dos empresários e gestores africanos beneficiarem das mais modernas tecnologias de informação e comunicação para o ensino e a aprendizagem.
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006:07_11:12_16.pdf80,78 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.