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http://hdl.handle.net/10071/26688
Autoria: | Ferrari Carvalho, L. Oliveira, J. M. |
Data: | 2022 |
Título próprio: | Fotografia e monstros: enquadramentos queer e crip nas obras de Diane Arbus |
Título da revista: | Periódicus |
Volume: | 17 |
Número: | 2 |
Paginação: | 79 - 102 |
Referência bibliográfica: | Ferrari Carvalho, L., & Oliveira, J. M. (2022). Fotografia e monstros: enquadramentos queer e crip nas obras de Diane Arbus. Periódicus, 17(2), 79-102. http://dx.doi.org/10.9771/peri.v2i17.45613 |
ISSN: | 2358-0844 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.9771/peri.v2i17.45613 |
Palavras-chave: | Fotografias Corpos Monstruosidade Queer Crip |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as fotografias de Diane Arbus, especificamente os (des)enquadramentos dos corpos freaks/monstruosos. Para isso, inicialmente, problematizamos a ética na fotografia e sua utilização como um dispositivo disciplinar que reifica a norma, principalmente quando se trata do controle e da vigilância dos corpos. Posteriormente, analisamos a vida e algumas obras de Diane, além da relação que a fotógrafa estabelecia com as pessoas fotografadas. Foi possível identificar nas fotos desta artista uma “outra” estética que abre fissuras epistemológicas ao queer e crip e rompe com enquadramentos fotográficos históricos de captura dos corpos freaks/monstruosos a partir das lentes da espetacularização e/ou da tragédia. As fotografias de Arbus permitem que vejamos corpos não passíveis de serem aprisionados e retratam existências que rechaçam a norma; corpos monstruosos desejantes, vidas vivíveis. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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