Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/26667
Author(s): | Matela, T. Casquilho-Martins, I. |
Date: | 2021 |
Title: | A intervenção de equipas multidisciplinares para a integração e proteção social de crianças e jovens imigrantes socialmente vulneráveis |
Journal title: | Intervenção Social |
Number: | 57/58 |
Pages: | 81 - 92 |
Reference: | Matela, T., & Casquilho-Martins, I. (2021). A intervenção de equipas multidisciplinares para a integração e proteção social de crianças e jovens imigrantes socialmente vulneráveis. Intervenção Social, (57/58), 81-92. https://doi.org/10.34628/999d-0e74 |
ISSN: | 0874-1611 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.34628/999d-0e74 |
Keywords: | Crianças e jovens em risco Imigrantes Integração social Intervenção social Vulnerabilidade social |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de natureza exploratória sobre a intervenção de equipas multidisciplinares com crianças e jovens imigrantes em risco. Os projetos e programas nesta temática têm se traduzido em ações e resultados que visam a melhoria da integração e a inclusão social de crianças e jovens imigrantes em territórios socialmente vulneráveis. O estudo elaborado centrou-se numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais inseridos em equipas multidisciplinares na área das migrações, infância e juventude, procedendo-se a análise de conteúdo categorial para o tratamento de dados. Os resultados permitiram identificar estratégias e métodos de intervenção com impacto positivo na integração social suportados por metodologias colaborativas e participativas, mas também referenciar limitações para as quais é urgente valorizar o papel central das crianças e jovens. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_91985.pdf | 165,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.