Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/2639
Autoria: | Gonçalves, Francisco Rocha |
Orientação: | Ferreira, Manuel António de Medeiros Ennes |
Data: | 2009 |
Título próprio: | A diplomacia económica entre Portugal e Angola: o sector cervejeiro – o caso da Unicer |
Referência bibliográfica: | GONÇALVES, Francisco Rocha - A diplomacia económica entre Portugal e Angola: o sector cervejeiro – o caso da Unicer [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2639>. |
Palavras-chave: | Diplomacia económica Globalização Interesse nacional Angola Comércio Investimento Cerveja Internacionalização Economic diplomacy Globalization National interest Angola Trade Investment Beer Internationalization |
Resumo: | As transformações do sistema internacional no pós guerra-fria, e a globalização
decorrente, tornaram a diplomacia económica num elemento fundamental para a
prossecução do interesse nacional dos Estados.
Nos últimos anos, Portugal passou por diversas transformações no seu modelo
de diplomacia económica, com vista à melhoria do desempenho da sua economia.
Neste contexto, o fim da guerra-civil angolana (2002), aliado às elevadas taxas
de crescimento económico naquele país, tornam Angola num importante mercado para
as exportações e para a internacionalização as empresas portuguesas.
O sucesso da indústria cervejeira portuguesa em Angola, com base em imagens
de marca sólidas e reconhecidas, se aliado a uma estratégia de diplomacia económica
eficaz, capaz de fazer o spill over a partir do sector cervejeiro, faz deste sector uma
alavanca para a construção da imagem de Portugal naquele mercado e uma mais valia
para o soft power português. The transformations in the international system after the end of the cold war, and the Globalization that followed that period, made the economic diplomacy a pivotal element in the promotion of the State national interest. In the last few years, the Portuguese architecture of economic diplomacy has been under transformation, in order to improve the performance of the national economy. In this context, the end of the Angolan civil-war (2002), as well as the high economic growth rates, turn Angola into an important market both for the Portuguese exportations, as well as a destiny for the internationalization of Portuguese companies. The success of the Portuguese beer industry in Angola, based in solid branding, if allied to an efficient economic diplomacy strategy, capable of producing a spill over effect from the beer sector, turns this sector into a lever for the construction of the Portuguese image in that market and a surplus value for the Portuguese soft power. |
Designação do grau: | Mestrado em Estudos Africanos |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Diplomacia Económica entre Portugal e Angola, o sector cervejeiro - o caso da Unicer.pdf Restricted Access | 1,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.