Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2639
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Manuel António de Medeiros Ennes-
dc.contributor.authorGonçalves, Francisco Rocha-
dc.date.accessioned2011-04-19T11:29:00Z-
dc.date.available2011-04-19T11:29:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-01por
dc.identifier.citationGONÇALVES, Francisco Rocha - A diplomacia económica entre Portugal e Angola: o sector cervejeiro – o caso da Unicer [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2639>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2639-
dc.description.abstractAs transformações do sistema internacional no pós guerra-fria, e a globalização decorrente, tornaram a diplomacia económica num elemento fundamental para a prossecução do interesse nacional dos Estados. Nos últimos anos, Portugal passou por diversas transformações no seu modelo de diplomacia económica, com vista à melhoria do desempenho da sua economia. Neste contexto, o fim da guerra-civil angolana (2002), aliado às elevadas taxas de crescimento económico naquele país, tornam Angola num importante mercado para as exportações e para a internacionalização as empresas portuguesas. O sucesso da indústria cervejeira portuguesa em Angola, com base em imagens de marca sólidas e reconhecidas, se aliado a uma estratégia de diplomacia económica eficaz, capaz de fazer o spill over a partir do sector cervejeiro, faz deste sector uma alavanca para a construção da imagem de Portugal naquele mercado e uma mais valia para o soft power português.por
dc.description.abstractThe transformations in the international system after the end of the cold war, and the Globalization that followed that period, made the economic diplomacy a pivotal element in the promotion of the State national interest. In the last few years, the Portuguese architecture of economic diplomacy has been under transformation, in order to improve the performance of the national economy. In this context, the end of the Angolan civil-war (2002), as well as the high economic growth rates, turn Angola into an important market both for the Portuguese exportations, as well as a destiny for the internationalization of Portuguese companies. The success of the Portuguese beer industry in Angola, based in solid branding, if allied to an efficient economic diplomacy strategy, capable of producing a spill over effect from the beer sector, turns this sector into a lever for the construction of the Portuguese image in that market and a surplus value for the Portuguese soft power.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectDiplomacia económicapor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectInteresse nacionalpor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectComérciopor
dc.subjectInvestimentopor
dc.subjectCervejapor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectEconomic diplomacypor
dc.subjectGlobalizationpor
dc.subjectNational interestpor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectTradepor
dc.subjectInvestmentpor
dc.subjectBeerpor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.titleA diplomacia económica entre Portugal e Angola: o sector cervejeiro – o caso da Unicerpor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Africanos-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Diplomacia Económica entre Portugal e Angola, o sector cervejeiro - o caso da Unicer.pdf
  Restricted Access
1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.