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http://hdl.handle.net/10071/2639
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Title: A diplomacia económica entre Portugal e Angola: o sector cervejeiro – o caso da Unicer
Authors: Gonçalves, Francisco Rocha
Orientador: Ferreira, Manuel António de Medeiros Ennes
Keywords: Diplomacia económica
Globalização
Interesse nacional
Angola
Comércio
Investimento
Cerveja
Internacionalização
Economic diplomacy
Globalization
National interest
Angola
Trade
Investment
Beer
Internationalization
Issue Date: 2009
Citation: GONÇALVES, Francisco Rocha - A diplomacia económica entre Portugal e Angola: o sector cervejeiro – o caso da Unicer [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2639>.
Abstract: As transformações do sistema internacional no pós guerra-fria, e a globalização decorrente, tornaram a diplomacia económica num elemento fundamental para a prossecução do interesse nacional dos Estados. Nos últimos anos, Portugal passou por diversas transformações no seu modelo de diplomacia económica, com vista à melhoria do desempenho da sua economia. Neste contexto, o fim da guerra-civil angolana (2002), aliado às elevadas taxas de crescimento económico naquele país, tornam Angola num importante mercado para as exportações e para a internacionalização as empresas portuguesas. O sucesso da indústria cervejeira portuguesa em Angola, com base em imagens de marca sólidas e reconhecidas, se aliado a uma estratégia de diplomacia económica eficaz, capaz de fazer o spill over a partir do sector cervejeiro, faz deste sector uma alavanca para a construção da imagem de Portugal naquele mercado e uma mais valia para o soft power português.
The transformations in the international system after the end of the cold war, and the Globalization that followed that period, made the economic diplomacy a pivotal element in the promotion of the State national interest. In the last few years, the Portuguese architecture of economic diplomacy has been under transformation, in order to improve the performance of the national economy. In this context, the end of the Angolan civil-war (2002), as well as the high economic growth rates, turn Angola into an important market both for the Portuguese exportations, as well as a destiny for the internationalization of Portuguese companies. The success of the Portuguese beer industry in Angola, based in solid branding, if allied to an efficient economic diplomacy strategy, capable of producing a spill over effect from the beer sector, turns this sector into a lever for the construction of the Portuguese image in that market and a surplus value for the Portuguese soft power.
URI: http://hdl.handle.net/10071/2639
Designation: Mestrado em Estudos Africanos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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